Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Junho de 2004 às 15:40
Por: Ana Karla Costa/Cida Capelassi

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), irá desenvolver por meio da Coordenadoria de Educação em Saúde, a Campanha de Prevenção às Drogas, durante o 20º Festival de Inverno de Chapada do Guimarães que começa nesta sexta-feira (18.06) e segue até dia 27.

Segundo a coordenadora de Educação em Saúde do Estado, Debbiê Caporossi, a campanha terá característica diferente das desenvolvidas nos anos anteriores. Como houve alteração na data da realização do festival, casando com a data da realização da campanha nacional de Combate as Drogras -de 18 à 26 de junho – as atividades referentes a campanha no Estado serão direcionadas para Chapada dos Guimarães. ”A cidade está preparada para receber grande número de turistas, com estimativa de 30 mil pessoas/dia, a campanha pontual neste caso, dará maior resultado devido ao grande fluxo de pessoas” afirmou Debbiê.

A estratégia de ação da Ses será através de “Blitz Educativa para Prevenção às Drogas e Mutirão de Sensibilização Comunitária”. As equipes técnicas da Ses entregarão aos visitantes sacos para coleta interna de lixo de automóveis, displays de vitrine, chapéus, cartazes com o slogan ”Drogas, essa viagem custa caro”.

Outra estratégia de sensibilização e de impacto a ser utilizada é a comunicação visual, por meio de outdoor e faixas, com a intenção de massificar a idéia da importância da prevenção para usuários ou não das drogas lícitas e ilícitas, como também aos dependentes com relação à redução de danos e no cuidado que devem ter para consigo mesmo e para a sociedade. “Esta campanha fortalece o que preconiza o SUS que é a promoção e prevenção a saúde, grande missão da coordenadoria de Educação e Saúde, além de conscientizar a população da importância da reciclagem do lixo e da preservação do meio ambiente em que vivem”, disse a coordenadora da campanha.

ESTUDANTES – Já a sensibilização comunitária envolverá alunos das redes Estadual e Municipal de ensino, onde técnicos da Saúde e alunos visitarão os estabelecimentos comercias do município, em uma abordagem preventiva, no corpo a corpo, estarão distribuindo displays de vitrine, chamando a atenção para a prevenção.

Umas das justificativas para a realização dessa abordagem diferenciada é o elevado número de casos notificados pela Ses, através dos atendimentos feitos pelos Centros de Atenção Psicossocial para Dependentes Químicos (Caps). “De janeiro a maio deste ano foram atendidos 1 561 pacientes com algum tipo de dependência química, seja ela licita ou ilícita”, declara a coordenadora do Programa de Saúde Mental da Ses, Áurea Assis Lambert.

Mato Grosso conta com três Caps específicos para o tratamento de dependentes de álcool e drogas em Cuiabá, Rondonópolis e Barra do Garças.

As ações da Ses durante o 20º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães serão desenvolvidas em parceria com a Prefeitura Municipal, o Grupo de Jovens da Igreja Católica Nossa Senhora de Sant’anna e das Escolas Ana Tereza e Rafael de Siqueira.

O Mutirão de Sensibilização Comunitária acontece nos dias 18 e 24.06, a partir das 13h, com concentração na praça central do município de Chapada dos Guimarães.Já a Blitz Educativa também será realizada nos dias 18 e 24.06, a partir das 17h, no Trevo Da Aldeia.

Outras informações na Coordenadoria de Educação em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde pelos telefones 613-5467/ 5468.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380098/visualizar/