Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Junho de 2004 às 14:51
Por: D'Laila Borges

    Imprimir


Com o objetivo de apresentar uma opção de aproveitamento das potencialidades existentes no entorno do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e Lago do Manso aos produtores rurais dessas regiões, a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (Sedtur), realizará nos próximos dias 21 e 22.06 em Chapada dos Guimarães o Seminário de Turismo Rural na Agricultura Familiar (TRAF) e Ecoturismo.

O seminário visa conscientizar e sensibilizar proprietários, turistas, estudantes, empreendedores e demais interessados sobre o uso ordenado dos recursos naturais, orientando-os com palestras teóricas e visitas técnicas às propriedades no entorno do Parque de Chapada e Lago do Manso, buscando o desenvolvimento do turismo rural e ecoturismo na região.

Alvo de visitas desordenadas, sobretudo de pessoas que entram em localidades que ainda não são liberadas à visitação, devido ao fato de não se ter um plano de manejo para direcionar e ordenar essas visitas, o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães vem sofrendo grandes impactos ambientais.

O evento pretende contribuir para amenizar e diminuir os impactos negativos com a carga de visitantes sobre a localidade, que precisam de outras opções de visitação em seu entorno. “A implantação de empreendimentos de TRAF e de Ecoturismo na região, por meio da iniciativa privada, por exemplo, seria uma saída”, informa a secretária de Desenvolvimento do Turismo de MT, Yêda Marli de Oliveira Assis.

Entre os temas a serem abordados no Seminário estão: Propostas para as Propriedades no Entorno do Parque Nacional; Ecoturismo com Ênfase em Turismo de Aventura e Geologia: Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (Proecotur); Projeto Pantanal; Turismo Rural e Programa Nacional de Meio Ambiente II (PNMA II).

Com apoio do grupo TRAF de Mato Grosso, o Seminário está sendo promovido em parceria com a Prefeitura Municipal de Chapada. A parte teórica do encontro será realizada no Centro de Informações e Apoio ao Turista do município. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas na Sedtur e na Prefeitura de Chapada. Maiores informações pelos telefones (65) 613-9324/9339/9314 e (65) 301-2045.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380108/visualizar/