Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Junho de 2004 às 12:15

    Imprimir


Com o slogan Pouca Vergonha é o Seu Preconceito, a II Parada da Diversidade Sexual será realizada hoje, 18, em Cuiabá. A concentração será na praça Santos Dumont, à partir das 14 horas, e os participantes acompanhados, de carros de som e trio elétrico, seguirão pela avenida Getúlio Vargas, descerão a Isaac Póvoas, Prainha, chegando até a Praça da República, onde será feito o encerramento com show nacional. O evento promete ampliar as discussões sobre a homossexualidade, tendo como foco a aceitação da família.

Na primeira edição da Parada, no ano passado, milhares de pessoas foram para as ruas se manifestar sobre o direito de exercer sua orientação sexual. Em 2004, o evento ganhou maior projeção, recebendo verbas do governo federal para sua realização. Segundo Menotti Griggi, um dos coordenadores do movimento, a expectativa é reunir 15 mil pessoas. Caravanas de vários municípios como Rondonópolis, Sinop, Cáceres e Tangará da Serra e de Campo Grande (MS) já confirmaram presença.

Assim como nas outras capitais brasileiras, o evento tem sua rainha e em Cuiabá, assume o reinado a produtora cultural Carlina Jacob. A escolhida para a madrinha foi a senadora Serys Slhessarenko , que participa da Comissão Parlamentar da Livre Orientação Sexual em Brasília, a qual estuda o projeto de lei que regulamenta a união civil entre homossexuais.

Para Clóvis Arantes, integrante do grupo Livre Mente, a busca também é pela inclusão social. “Temos de deixar de ficar à margem da sociedade, somos cidadãos e queremos respeito e acabar com a intolerância”, afirma.

Além da Parada, a iniciativa engloba outras atividades. Hoje (17) ocorreu no período da tarde uma audiência pública na Assembléia Legislativa, solicitada pela deputada Verinha Araújo (PT). O objetivo foi debater a realização da Parada , seus objetivos e importância e ainda, discutir o projeto de uma cartilha educativa pertencente a campanha nacional “Brasil Sem Homofobia”, comandada pelo Ministério da Justiça.

Amanhã, 18, às 9 horas, ocorre outra audiência pública, desta vez na Câmara Municipal, solicitada pela vereadora Chica Nunas, que tem como tema os novos caminhos da comunidade GLS em Cuiabá. No sábado, 19, está prevista a apresentação da peça teatral "Gaiola das Loucas".

Livre Mente,/b>

O Grupo Livre Mente começou com 12 pessoas que o fundaram em 1997, um deles, Clóvis Arantes. O objetivo foi possibilitar um espaço para a discussão de problemas comuns entre homossexuais.

Mestre em política pública em educação pela Universidade de Brasília, Clóvis também é um pesquisador do tema homossexualidade. Para Clóvis, a discriminação é sempre cruel e interfere na construção da auto-estima da pessoa. Ele acredita que a parada tem saldo positivo, pois é início de um processo de esclarecimento. “Visitamos as escolas, falamos sobre discriminação”, explica.

O Livre Mente mantém um programa de atividades dirigido aos homossexuais e, durante a semana, a partir das 19h30, eles se reúnem. As ações envolvem debates, palestras e exibições de filmes.

Informações: 3023-3471/ 935-0909




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380135/visualizar/