Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 18 de Junho de 2004 às 09:04
Por: Cecília Gonçalves

    Imprimir


Às 9 horas, do próximo dia 22, o deputado José Riva (PTB) coordena uma videoconferência para todo o país sobre “Cultura e a criação artística e o tempo de globalização e o direito intelectual”.

Informou Humberto Sobrinho, gerente de Interlegis da Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, destacando que é mais uma iniciativa da Mesa Diretora reconhecendo a necessidade e a importância do intercâmbio de informações das Casas Legislativas.

O evento contará com participações de secretários de Cultura de todos os estados brasileiros. Conforme sobrinho, o evento faz parte do Plano Estratégico da Casa.”Visa promover a integração legislativa, especialmente com as câmaras municipais e outros órgãos governamentais e não governamentais”, explicou o gerente.

Ele acrescentou que nessa nova etapa, uma da metas é disseminar o programa Interlegis em todas as prefeituras e câmaras municipais mato-grossenses.

“Nós enviamos questionários para levantar o conhecimento sobre Interlegis para que todas as câmaras possam aderir”, informou, adiantando que os novos parceiros receberão computadores, impressoras e equipamentos para acesso ao Sistema Interlegis. E também terão espaço para colocar suas informações no Portal Interlegis.

Ele enfatizou que o Interlegis é um programa desenvolvido pelo Congresso Nacional, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal.

Busca a promoção da maior transparência e interação desse poder com a sociedade. Os meios utilizados são as novas tecnologias de informação (Internet, videoconferência e transmissão de dados), que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e os legisladores e entre o Poder Legislativo e o público.

Sobrinho prossegue informando que a finalidade é aumentar a participação da população no processo legislativo. Dessa forma, as Câmaras Municipais recebem computadores e impressoras do programa para se ligarem à Internet, usarem o correio eletrônico e colocarem suas informações à disposição dos internautas.

Em 2004, mais 2.500 Câmaras serão equipadas para se integrarem ao projeto. Todas as Assembléias Estaduais passaram a contar com Salas Multiuso (20 computadores em rede) e Salas de Videoconferência totalmente equipadas.

Sobrinho informou que em Mato Grosso, 78 câmaras já receberam computadores e mais 28 vão receber até o próximo mês de julho. “O Interlegis é uma ferramenta poderosa na informação”, afirmou o gerente de Interlegis.

Ele destacou que estão conseguindo realizar debates em níveis nacionais com temas de grande relevância, como esse que o deputado Riva fará no próximo dia 22. “É importante colocar que já abordamos questões relacionadas à Reforma Tributária, Lei dos Idosos, Seminários Antidrogas e sobre Violência contra a Mulher”, observou.

Informou que atualmente, através do Plano Estratégico a AL realiza os seguintes cursos. “Realizamos dez cursos à distância e mais três em desenvolvimento. Temos o TBI – Treinamento Básico em Informática onde capacitaremos funcionários das Câmaras Municipais e damos cursos de informáticas para funcionários das Câmaras”, exemplificou. E destacou também o EAD – Ensino À Distância Interlegis, onde é possível trabalhar conhecimentos sobre “O papel do vereador” e “Orçamento público”, “Lei de Responsabilidade Fiscal”, entre outros.




Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380168/visualizar/