Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Junho de 2004 às 16:01
Por: D'Laila Borges

    Imprimir


Será realizada entre os dias 21 e 23 de junho em Novo Santo Antônio (1.063 km da capital), uma oficina de Sensibilização e Fortalecimento Municipal do Turismo. O evento é promovido pela secretaria de Desenvolvimento do Turismo de MT (Sedtur), em parceria com a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fema) e um moderador credenciado pelo Ministério do Meio Ambiente. A oficina faz parte do Projeto de Conservação dos Recursos Naturais e Promoção do Desenvolvimento Sustentável da Região do Araguaia, que está incluído no Programa Nacional do Meio Ambiente (PNMA II).

Além de Novo Santo Antônio, os municípios de São Félix do Araguaia, Luciara e Santa Terezinha também serão beneficiados pelo projeto, que na segunda quinzena de julho realiza nessas localidades oficinas para traçar o Plano Municipal de Turismo de cada localidade.

Cerca de 120 pessoas participarão das oficinas nesses quatro municípios. Entre elas membros dos conselhos municipais de turismo e comunidade em geral. Participantes esses que serão multiplicadores do projeto junto à população.

Com o objetivo de definir atividades para o desenvolvimento do turismo nessas localidades, pontuando de que forma esses municípios podem elaborar seus planos, para que estes possam subsidiar a elaboração do plano regional de turismo e das rotas turísticas do Estado, a Sedtur espera concluir o trabalho e entregá-lo ao governo do Estado até dezembro de 2004.

Toda a diversidade de atrativos turísticos, culturais, místicos e esportivos do Vale do Araguaia, será contemplada dentro dessas novas rotas turísticas que serão criadas. O lançamento das rotas deve acontecer ainda este ano com um fantour de jornalistas e operadores de turismo.

"Este programa está proporcionando à secretaria desenvolver um trabalho dentro dos municípios que ainda não haviam sido atendidos pelo PNMA II, como era o caso da região do Araguaia", declarou Yêda Marli de Assis, secretária de Desenvolvimento do Turismo de MT.

PNMA II – Financiado pelo Governo Federal e Banco Mundial, o programa, que está em sua segunda etapa, foi planejado para ser implementado em três fases sucessivas ao longo de 10 anos.

Em Mato Grosso, O PNMA II está desenvolvendo três projetos. Um deles é o Projeto de Recuperação das áreas degradadas, o outro é voltado para o desenvolvimento de ecoturismo sustentável e tem ainda o de Resíduos Sólidos, todos estão sendo realizados na Região do Araguaia, onde 11 municípios estão sendo beneficiados.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380183/visualizar/