Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 17 de Junho de 2004 às 15:58

    Imprimir


O secretário de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso, Homero Alves Pereira, é o novo presidente da Federação da Agricultura do Estado (Famato). A solenidade de posse foi realizada, na noite desta quarta-feira (16.06) no Clube Monte Líbano, em Cuiabá. Homero Pereira substituiu o deputado estadual, Zeca de Ávila, que esteve à frente da entidade nos últimos 12 anos (de 1992 a 2004).

Como presidente da Famato, Homero Pereira irá representar cerca de 80 mil produtores rurais responsáveis pelo sucesso do agronegócio mato-grossense e, conseqüentemente, pelo superávit da Balança Comercial brasileira. Segundo Pereira, muitos problemas do setor ainda estão em aberto, não se encerram com a mudança da diretoria, por mais que o seu antecessor tenha trabalhado em busca de soluções. “A diretoria que saí teve grandes embates e conquistas, mas o trabalho no setor é muito dinâmico. Estamos em uma fronteira agrícola onde as coisas acontecem como muita rapidez, por isso temos que estar atentos em relação às questões como a reforma trabalhista que irá afetar o produtor rural, a questão ambiental mal resolvida, questões de sanidade animal e vegetal, os transgênicos, a abertura de mercado. Acabamos de voltar de uma viagem á China e ao Japão e há muita expectativa sobre como atingir este novo mercado. Enfim temos muito trabalho pela frente”, constatou o novo presidente da Federação.

Para o governador Blairo Maggi, a mudança representa a oxigenação do setor com a implementação de novos projetos, lembrando que o secretário de Desenvolvimento Rural terá que se esforçar para superar o desempenho do ex-presidente. “Sempre que há uma substituição em um cargo é isso que as pessoas esperaram. Homero saberá conduzir a Famato da mesma forma que o Zeca conduziu participando de ações para a renovação da agricultura mato-grossense. Hoje um grande negócio para o país não só da porteira para dentro. Em nome dos mato-grossenses agradeço você (Zeca de Ávila) e toda a diretoria. Nosso reconhecimento e de toda classe produtora”, destacou o governador. Para o novo presidente serão, segundo Blairo Maggi, novos temos e novos desafios. “Homero terá que buscar a agregação de todos os segmentos do setor e terá tempo suficiente para desenvolver as duas atividades, a de presidente da Famato e de secretário de Governo”, ressaltou Maggi.

A importância da Famato para a organização do setor no país foi destacada pelo vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e presidente da Federação da Agricultura de São Paulo (Faesp), Fábio Meireles. “A CNA se sente valorizada em ter uma federação do porte da Famato”, garantiu ele, que apontou ainda que a nova diretoria vai dar continuidade ao trabalho de fortalecimento da agricultura de Mato Grosso.

O deputado estadual Zeca de Ávila desejou sucesso à nova diretoria. O ex-presidente preferiu não fazer um balanço da atuação dele, mas espera que o seu sucessor e companheiro de luta, em todos este anos como presidente da Famato – Homero Pereira foi seu vice e superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) – consiga manter a representatividade do setor no cenário nacional. “Espero que a nova diretoria tenha força suficiente para fazer com que a Famato não mude o status que adquiriu. Depois de 12 anos estou entregando a presidência, por vontade própria, para um homem que conhece todo o processo e sabe as necessidades do setor. Homero trabalhará para melhor edificar a entidade”, disse o ex-presidente que recebeu diversas homenagens dos associados e funcionários da federação.

A solenidade de posse da nova diretoria da Famato contou com a presença de cerca de 600 pessoas. Produtores rurais, prefeitos do interior, representantes da Universidade Federal de Mato Grosso, secretários de Estado: da Fazenda, Waldir Teis; da Indústria, Comércio, Mineração e Energia, Alexandre Furlan; de Projetos Estratégicos, Cloves Vetoratto; de Ciência e Tecnologia, Flávia Nogueira, entre outras autoridades.




Fonte: Primeira Hora

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380185/visualizar/