Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 17 de Junho de 2004 às 14:52
Por: Justina Fiori

    Imprimir


Pequenos produtores rurais da região de Rondonópolis ganharão uma programação especial durante a 32ª Exposul, feira agrícola que começa no próximo dia 26, no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias. Pelo menos 1.000 deles estão sendo mobilizados pela Empaer (Empresa de Pesquisa Agropecuária), Senai e pelo Sindicato Rural para participar de palestras, demonstração de máquinas e outras atividades destinadas ao segmento.

A programação começa às 09 horas com palestra no auditório Áureo Cândido. Em seguida, os pequenos produtores almoçam no próprio parque para, no período da tarde, conhecer o projeto Vida Nova, da Empaer, que trabalha a capacitação como forma de garantir a subsistência de uma família de cinco membros em 1.26 hectares de área. O projeto estimula a produção de hortaliças, frutas, leite, carne, ovos e outros produtos dentro da propriedade rural para a subsistência da família e, num segundo momento, a sustentabilidade econômica da propriedade mediante a adoção de uma gestão empresarial e a formação de cooperativas e associações.

Ainda no período da tarde, os pequenos produtores conhecerão uma unidade demonstrativa da cultura do maracujá, que vem sendo desenvolvida pela Empaer e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para incentivar a fruticultura. Também visitarão o torneio leiteiro, que faz parte da programação da 32ª Exposul e a demonstração de máquinas destinadas a atender esse segmento rural.

A programação termina por volta das 16 horas, quando os pequenos produtores voltam para suas propriedades.

As palestras

As palestras começam no dia 29 de junho, todas elas às 09 horas, no auditório Áureo Cândido. A primeira delas será sobre manejo do gado leiteiro. No dia 30, é a vez da palestra sobre gerenciamento da propriedade rural. No dia 1º, a programação prevê a palestra sobre rastreabilidade do rebanho, cuja obrigatoriedade inclui a pequena propriedade rural. No dia 02 de junho, os pequenos produtores participam da palestra sobre agricultura orgânica, sob responsabilidade da pesquisadora da Empaer, Maria Elienai Corrêa.

A Empaer também programou palestras para todos os produtores rurais (grandes, médios e pequenos) para o dia 30 de junho, às 18 horas, no mesmo auditório, sobre a mortalidade das pastagens de braquiária, que será feita pelo pesquisador Ademir Hugo Zimmer, da Embrapa de Campo Grande; e no dia 1º, também às 18 horas, sobre o controle de verminoses.




Fonte: Primeira Hora

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380205/visualizar/