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Meio Ambiente
Quarta - 16 de Junho de 2004 às 16:32
Por: Mara Carnevale

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Os Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, em parceria com a Rede Mato-grossense de Educação Ambiental (Remtea), promovem, nos dias 17 e 18, a articulação para o fortalecimento da Educação Ambiental em Mato Grosso, com a participação dos órgãos federais, estaduais e municipais, Ongs, educadores ambientais; autoridades e sociedade civil. Na oportunidade, será lançado o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNea).

Na próxima sexta-feira (18.06) haverá uma reunião na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) com todos os educadores ambientais e autoridades, com a apresentação da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA) e da Coordenação Geral de Educação Ambiental do Ministério de Educação (COEA/MEC), onde será lançado o Pronea. “A estratégia de enraizamento da educação ambiental em todo país passa pelo intercâmbio de experiências que fomentam políticas na área”, disse a professora da Universidade Federal de Mato Grosso, Michele Sato.

Nesta quinta-feira (17.06), as atividades ocorrerão no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Renováveis (Ibama) e na Fundação do Meio Ambiente (Fema). No período vespertino, as reuniões serão no auditório da UFMT, com as ONG’s e coletivos articulados pelo Fórum Brasileiro, movimentos sociais e sociedade civil.

PREÁ - A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do grupo de Educação Ambiental, com a consultoria da professora Michelè Sato, elaboraram o Projeto de Educação Ambiental (PREÁ), que faz parte do programa Escola Atrativa.

Segundo Luiza Helena Rodrigues, membro do grupo, a implementação do projeto nas escolas estaduais está previsto para o segundo semestre, atendendo quatro pólos de regiões distintas. “Levamos em conta a diversificação dos ecossistemas no Estado”, disse ela.

Luiza adiantou que o PREÁ traz na sua essência, a mesma linha do Pronea, tendo como foco, a formação continuada de professores em Educação Ambiental, “a fim de garantir a dimensão ambiental no currículo escolar”, informou.

A Seduc enviou um diagnóstico para as escolas dos pólos escolhidos, que irá revelar a realidade da Educação Ambiental nas unidades escolares de Mato Grosso, e servirá como base para direcionar as ações, conforme as demandas levantadas.




Fonte: Secom-MT

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