Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 16 de Junho de 2004 às 16:12

    Imprimir


A Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso-Fecomércio/MT divulgou hoje o resultado do levantamento feito pelo seu Departamento de Pesquisas Econômicas referente ao desempenho das vendas no Dia dos Namorados, que atingiu o crescimento de 5,5%. Conforme disse o presidente da entidade, Pedro Nadaf, havia sido projetado que o incremento seria de 7%, analisando-se todos os ramos do varejo. Portanto, ele afirma que qualquer estimativa que foi feita acima deste patamar não teve base dentro da realidade econômica local e nacional.

Nadaf destaca que embora a estimativa para Mato Grosso, não se confirmou, ficando inferior numa ordem pequena de 1.5%, este resultado merece ser visto como positivo, pois superou a média nacional, que obteve no período de 6 a 12 de junho um crescimento de 3,6%. O presidente salientou, que a performance do setor em todo o país foi satisfatória e demonstra uma pequena melhora de desempenho nas vendas.

Comércio reage

O comércio varejista de Mato Grosso na avaliação de Nadaf, a exemplo do que tem ocorrido em todo o país tem reagido, confirmando dados apresentados em nível nacional pelo Serasa, que revelam que neste ano já foi registrado crescimento nas vendas à vista e com cheques pré-datados, na ordem de 3,7%, ao passo que as vendas a prazo tiveram queda de 15,3%. Esta queda, o presidente da Fecomércio/MT atribui a política de juros praticada no Brasil, que ainda é elevada e restringe a utilização do crediário no ato da compra.

Outro fator que Nadaf ressaltou como responsável pelo baixo índice das vendas a prazo, foi a queda na devolução de cheques sem fundos, que em maio segundo a Abracheque - Associação Brasileira das Empresas de Informação, Verificação e Garantia de Cheques ficou, na ordem de 4,5%, comparado ao mesmo período de 2003, isto significa 14,7 devoluções para cada mil compensações, número que tende a cair ainda mais. Isto em sua avaliação estimula o comércio a praticar vendas no sistema do cheque pré.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380338/visualizar/