Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Junho de 2004 às 14:43
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


A secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, recebeu uma moção de aplausos de delegadas que participaram da 1ª Conferência de Políticas para as Mulheres, realizada entre os dias 27, 28 e 29 de maio, em Cuiabá.

Terezinha Maggi foi homenageada em virtude dos trabalhos desenvolvidos em prol das mulheres mato-grossenses. Na moção, as delegadas citam duas ações implementadas pela secretária: o amparo à mulher mais velha do Brasil, Ana Martinha Silva, de 123 anos, e o apoio à realização da conferência e empenho dedicado para que o evento acontecesse de forma democrática e organizada.

Em relação ao amparo dedicado a Ana Martinha, as mulheres citaram como exemplo a nova casa construída para a idosa, a pensão especial concedida pelo Governo para melhorar a qualidade de vida dela e a parceria com a BPW Cuiabá na certificação de Ana Martinha como a mulher mais velha do Brasil.

Para realização da conferência, a Setec investiu R$ 11,96 mil, garantindo total apoio para que o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e outras organizações tivessem um espaço democrático para discutir as políticas públicas em prol das mulheres do Estado.

De acordo com Terezinha Maggi, a moção de aplausos dedicada a ela mostra que o trabalho executado pela Setec tem atingido aqueles que realmente necessitam do amparo do Governo. “Quero agradecer a todas as mulheres que dedicaram essa moção e dizer a elas que o Governo do Estado está empenhado em dar condições e garantir que as mulheres mato-grossenses tenham dignidade, emprego e renda. Essa homenagem é fruto deste empenho”, disse a secretária.

A secretária não pode participar da conferência em virtude da viagem à China e ao Japão com a comitiva do Governo do Estado, mas deixou gravada uma mensagem às participantes da conferência. Na mensagem, Terezinha Maggi destacou que abriu as portas da Setec e estabeleceu um amplo e transparente diálogo com os diversos conselhos representativos da nossa sociedade civil, mas que no ano de 2003, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher não apresentou o plano de trabalho, não sendo possível o desenvolvimento de nenhuma ação em parceria com a Secretaria.

Por outro lado, a secretária afirmou que não ficou esperando a iniciativa do conselho em estabelecer esta parceria e foi a campo em prol de contemplar as mulheres do Estado, que se encontram em situação de carência. Terezinha Maggi listou algumas das ações e programas de cidadania voltados para a mulher trabalhadora urbana, rural e chefe de família. Entre os trabalhos listados pela secretária estão o projeto "Mulher Cidadã", executado em parceria com a Seder e o do Intermat, cujo objetivo é levar inclusão social a mulheres rurais assentadas e acampadas, sindicalizadas na Federação dos Trabalhadores na Agricultura. Serão beneficiadas mais de 1.240 mulheres rurais em 36 municípios de Mato Grosso, com cursos geradores de renda e acesso ao Pronaf familiar e mulher do Banco do Brasil, incentivando a agricultura familiar sustentável.

Além do segmento de mulheres rurais, a secretária também destacou o canal de comunicação existente entre a Pasta e representantes de organizações de mulheres urbanas. Em parceria com a Associação de Defesa dos Direitos, Trabalho e Desenvolvimento das Mulheres dos Bairros, Regiões e Municípios de Mato Grosso (ADDTD), que atua em 150 bairros de Cuiabá e 60 municípios do Estado, a Setec está desenvolvendo um projeto piloto de geração de renda. Neste projeto constam: educação cidadã, programa de organização do associativismo, microcrédito, capacitação e economia solidária

Ainda com o segmento de mulheres urbanas, a Setec implementará um curso de capacitação na área de gerenciamento, a fim de formar mulheres empreenderoras e multiplicadoras capazes de se colocar em condições de disputar um lugar no mercado de trabalho.

Além da capacitação profissional e a geração de emprego e renda, a Setec também está desenvolvendo um programa de saúde para mulheres carentes em parceria com o Hemocentro e a ADDTD, para atendimento ginecológico e odontológico a mulheres carentes.

Em parceria com a Secretaria de Infra-Estrutura, a Setec desenvolve o programa habitacional “Meu Lar”, que já contemplou milhares de mulheres carentes chefes de família com moradias dignas. Seja por meio de kits de bolsa material de construção, seja por meio da cessão de uso de casas construídas com recursos do Fundo Estadual de Transportes e Habitação (Fethab).

Terezinha Maggi reiterou o compromisso com as participantes da conferência de defender e dinamizar as ações resultantes das discussões do evento. E destacou que a conferência é um bom momento de reflexão, avaliação e proposição. “Nesse sentido, proponho o efetivo engajamento da sociedade civil, principalmente das entidades que possuem assento nos conselhos com vínculos à Setec, para que possam realmente estar participando das ações de cidadania, de geração de emprego e renda e dessa forma contribuir com as ações existentes”.

A moção de aplausos foi entregue pela presidente da BPW Cuiabá Sueli Batista, que também é uma das delegadas que assinam o documento. Além de Sueli Batista, assinam o documento outras 31 mulheres integrantes de instituições governamentais e não governamentais.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380362/visualizar/