Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Junho de 2004 às 12:11
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


A secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), Terezinha Maggi, recebeu, na tarde desta terça-feira (15.06), em seu gabinete, representantes das aldeias Bacaval e Jatobá, ambas da região de Tangará da Serra, da Empaer, da Funai e o superintendente de Política Indigenista do Governo do Estado, Idevar Sardinha. O objetivo da reunião foi discutir alternativas de geração de emprego e renda para as aldeias da região.

O representante da aldeia Bacaval, Arnaldo Zunizakae, disse que os índios pleiteiam a instalação de uma farinheira na aldeia Rio Verde, em Tangará da Serra. Segundo Zunizakae, seriam beneficiados cerca de 52 aldeias, que somam juntas uma população de 2 mil índios, distribuídos em quatro etnias.

Os técnicos da Empaer marcaram uma visita, no próximo dia 28 de junho, à região para estudar a viabilidade de instalar a farinheira no local. Os técnicos irão verificar se há condições de financiar o empreendimento por meio do crédito Pronaf.

Terezinha Maggi também apresentou aos índios a alternativa de implantar o Programa de Cultivo de Plantas Medicinais e Aromáticas na região. O coordenador do projeto, mestre Byung Il Lee, também fará uma visita ao local a fim de analisar o solo e aferir se há possibilidade de cultivo das plantas medicinais e aromáticas. “A intenção é aproveitar o que a terra deles propicia para gerar renda. Não dá mais para acreditar que eles conseguirão sobreviver de caça e pesca num local que já não possibilita mais isso”, frisou a secretária.

Também será estudada a possibilidade de levar o curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas até a aldeia, ofertando uma qualificação específica para os índios. A Setec entrará em contato com as empresas parceiras para ver se há condições de ofertar a capacitação em virtude de que o cronograma de execução já está fechado até 2006.

“É muito importante garantir alternativas de subsistência aos índios. Eles precisam ter de onde tirar o próprio sustento. E a Setec já trabalha com os índios focalizados em suas ações”, destacou Idevar Sardinha.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380414/visualizar/