Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 15 de Junho de 2004 às 12:51

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançará na sexta-feira (18) o Plano Agrícola e Pecuário 2004/2005, em solenidade no Palácio do Planalto marcada para as 10h. Segundo o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, "o plano criará novos mecanismos de financiamento que vão ajudar a reduzir a dependência do setor dos empréstimos oficiais”.

Entre essas novidades está a criação dos contratos de opção de venda privados, fundamentais para aperfeiçoar a comercialização da produção brasileira. O novo mecanismo tem o objetivo de aumentar o volume da safra amparada pelos recursos do governo federal, além de reduzir a pressão sobre o orçamento de crédito oficial.

Com o novo instrumento, o governo passa a bancar, até um determinado limite fixado antecipadamente, apenas a diferença entre as cotações de mercado e os preços das opções lançadas pelo setor privado para um determinado produto. Atualmente, o governo precisa imobilizar a totalidade dos recursos destinados aos contratos de opção, mesmo que não sejam exercidos, em função da Lei de Responsabilidade Fiscal. Isso restringe o volume de comercialização da safra em função da escassez de recursos.




Fonte: Da Reportagem

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380518/visualizar/