Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 14 de Junho de 2004 às 14:25
Por: Danyely Lannes

    Imprimir


O Detran de Mato Grosso e o Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen) lançam nesta terça-feira (15), a partir das 7h30, no auditório do Detran, a 3ª Semana Estadual de Prevenção às Drogas. O objetivo é implementar ações para reduzir o elevado número de acidentes de trânsito, registrados pelo consumo de drogas e álcool, principalmente na área metropolitana. De acordo com a pedagoga Cláudia Carvalho, da Assessoria de Educação para o Trânsito do Detran, a idéia é conscientizar, principalmente os jovens, sobre os riscos da combinação drogas, álcool e volante. Segundo a pedagoga serão desenvolvidos palestras, debates, arrastões e blitz educativas, nas escolas, universidades, ruas, avenidas e trevos. Uma pesquisa do Ministério da Saúde, com base em dados de 2002, apontou Cuiabá como a quinta capital com o trânsito mais violento. Naquele ano, Cuiabá registrou cerca de 250 mortes no trânsito. De acordo com dados da Delegacia de Delitos de Trânsito, cerca de 80% das ocorrências estão relacionadas com o uso de álcool e outras drogas.

O Detran tem como meta reduzir em 30% o número de mortes no trânsito em todo o Estado. Só este ano estão sendo disponibilizados R$ 5 milhões para trabalhos educativos, dentro do Programa Vida nos Caminhos de Mato Grosso. No ano passado, primeiro ano da atual gestão, a Autarquia conseguiu, com as campanhas, reduzir o índice de Cuiabá em mais de 20%. O número caiu de 250 mortes em 2002 para 190 em 2003.

No dia 16 a programação da 3ª Semana de Prevenção vai estar em cinco escolas. Presidente Médice, Liceu Cuiabano, Cezário Neto, Nilo Póvoas, e Raimundo Pinheiro. São parceiros do Detran e Conen, o Batalhão de Trânsito, Seduc/Proerd e Secretaria de Saúde. Representantes dos órgãos envolvidos estarão presentes na abertura do evento. A 3ª Semana de Prevenção às Drogas termina no próximo dia 26.




Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380610/visualizar/