Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 14 de Junho de 2004 às 11:47

    Imprimir


A cumplicidade entre o governo e a sociedade civil é considerada pelo ministro Jaques Wagner (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) como um fator fundamental para que o Brasil possa crescer de forma sustentável. A etapa do ajuste, que segundo o ministro era necessária no primeiro ano do governo Lula, foi uma ferramenta para o objetivo principal, que é o crescimento com a geração de emprego e renda. "Só se faz isso com negociações com a sociedade", disse.

Em entrevista à Radiobrás, o ministro ressaltou que nenhum governo consegue colocar em prática propostas de mudanças sem o apoio social. "O presidente Lula, que é um empolgado com a figura do conselho, insiste que nenhum governo sozinho fará a transição que a gente precisa, é fundamental que se tenha a cumplicidade entre governo e sociedade civil", afirmou.

O ministro lembrou que o conselho não é o único espaço para esse debate. O parlamento, as representações sindicais e empresariais, as organizações de igrejas, entre outros, são espaços legítimos para se discutir questões relevantes para o país. "O conselho eu diria que é um extrato disso tudo que está aí, por isso participam empresários, trabalhadores, o setor agrícola, comercial, de serviço, industrial, de cultura e algumas denominações de igreja. Você tem ali uma amostra da sociedade civil brasileira, e isso faz do conselho um espaço privilegiado. Eu diria que a vantagem maior do conselho é esse link direto com o governo e particularmente com a figura do Presidente da República", ressaltou.

Depois de um ano e meio de existência, o conselho, segundo o ministro, vem se fortalecendo e encontrando seu espaço de atuação. "Ele teve um primeiro ano de implantação e eu diria também um primeiro ano atribulado porque o conselho se instalou junto com o governo do presidente Lula", disse. Também em 2003, o Brasil passou por duas grandes reformas, a da Previdência e a tributária. Naquele momento, segundo Wagner, o conselho acabou concorrendo com outros espaços que também debatiam a matéria, como o Congresso.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380664/visualizar/