Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 24 de Outubro de 2012 às 16:25

    Imprimir


Em audiência em Brasília, com a direção de desenvolvimento e cooperação técnica do Ministério das Cidades, o diretor do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), Jean Carlos Lino, apresentou projeto que define estratégias a serem implementadas na cidade para acabar com o problema na distribuição de água.

O estudo elaborado pelo próprio Sanear, prevê a perfuração de seis poços de grande profundidade em várias regiões do município. Segundo Lino, os novos poços irão suprir a necessidade de abastecimento de Rondonópolis mesmo na época de estiagem. “Hoje 50% da captação de água é feita no Rio Vermelho e 44% por 36 poços de pequena profundidade, o que não atende a demanda da população”.

Ainda de acordo com o diretor, metade da água captada é desperdiçada devido a grande quantidade de areia que é sugada e a problemas estruturais na rede de distribuição.  “A água do Rio é muito barrenta, com as primeiras chuvas a filtragem é ainda mais difícil, os filtros entopem e paralisam todo o sistema, sem contar o desperdício causado pelas más condições das tubulações”, completa.

O deputado federal Wellington Fagundes (PR/MT), que propôs a audiência, lembrou também que além dos problemas estruturais, outro fator que contribui com a falta de água na cidade são as ligações clandestinas. “Hoje dados apontam que existem mais 20 mil ligações clandestinas. Tem gente recebendo água sem pagar, enquanto as pessoas que estão com as contas em dia ficam sem água, isso deve ser vistoriado”, afirma. 

Projetos não são suficientes

Para Jean Carlos Lino, apesar de Rondonópolis estar inclusa nos projetos do PAC 1 e 2, que preveem a estruturação do serviço de abastecimento da cidade, os projetos existentes não são suficientes para atender a demanda do município. “Esse trabalho do PAC não é suficiente, temos que fazer de forma paliativa a construção da ETA 2, reforma da ETA 1 e a perfuração dos poços, só assim vamos resolver o problema de água em Rondonópolis”, explica.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/38073/visualizar/