Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 12 de Junho de 2004 às 12:56

    Imprimir


Pelo menos 20.000 crianças, desde recém-nascidos até 14 anos, sofrem problemas de nutrição na província argentina de Entre Ríos, segundo a ministra de Saúde deste distrito, Graciela Degani.

De acordo com um estudo realizado nessa província, situada no leste do país, este ano houve um aumento dos casos já que para finais de 2003 eram 13.000 os menores desnutridos.

"Uma alta porcentagem dos menores internados por distintas doenças cada semana mostra deficiências no peso e na estatura", asseguraram ao jornal "La Nación" especialistas do hospital San Roque, de Entre Ríos.

O hospital, no entanto, não registra quadros severos, e segundo as autoridades de saúde, o aumento na quantidade de menores com problemas deve-se à busca feita nos bairros da província durante este semestre.

As estatísticas indicam que seis em cada dez habitantes da cidade de Concordia e cinco em cada dez na cidade de Paraná são pobres, enquanto que quatro em cada dez menores de Entre Ríos são indigentes.

A província tem uma taxa média de mortalidade de entre 15 e 16 por mil, mas em Concordia ascende a 28 por mil, por isso os especialistas em saúde do distrito indicam que a pobreza estrutural é a principal causadora da desnutrição.

"Entre a falta de alimentação e as doenças, se cria um círculo vicioso do que os menores não podem sair, se não recebem uma atenção profissional", apontou a médica Amelia Niveyro, do Hospital San Roque.

No entanto, a especialista disse que"segundo a organização Mundial da Saúde, na América Latina, 24 por cento dos menores têm problemas de desnutrição, assim que em uma província com 350.000 crianças, 20.000 é um número menor que a média, que representa sete por cento da população infantil".




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380738/visualizar/