Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 12 de Junho de 2004 às 10:56

    Imprimir


A chamada Rodada Doha é um processo para a liberalização comercial dos países-membros da OMC (Organização Mundial do Comércio). Lançada em 2001, a rodada tem previsão de ser concluída em 2005, mas uma queda-de-braço entre os países em desenvolvimento, EUA e União Européia emperra as conversas.

Em Cancún, no ano passado, o encontro da OMC terminou em fracasso. EUA e UE lançaram uma proposta agrícola conjunta que previa a eliminação de subsídios à exportação só para alguns produtos, não reduzia subsídios domésticos e não ampliava acesso a mercados. Os países em desenvolvimento consideraram a oferta insuficiente e lançaram o G20 (grupo formado por esses países) para defender seus interesses. Desde Cancún, as negociações da OMC estão congeladas.

Hoje o G20 se reúne em São Paulo para firmar uma proposta que vai, mais uma vez, lutar por acesso a mercados para produtos agrícolas. Espera-se que G20, UE e EUA cheguem a um consenso sobre o "esqueleto" (sem números definitivos) da negociação que vai ser apresentado na OMC em julho. Essa seria mais uma tentativa de reaquecer a Rodada Doha.




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380763/visualizar/