Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 12 de Junho de 2004 às 10:38

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançará na próxima sexta-feira (18) o Plano Agrícola e Pecuário 2004/2005, em solenidade no Palácio do Planalto marcada para as 10h. Segundo o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, "o plano criará novos mecanismos de financiamento que vão ajudar a reduzir a dependência do setor dos empréstimos oficiais”.

Entre essas novidades está a criação dos contratos de opção de venda privados, fundamentais para aperfeiçoar a comercialização da produção brasileira. O novo mecanismo tem o objetivo de aumentar o volume da safra amparada pelos recursos do governo federal, além de reduzir a pressão sobre o orçamento de crédito oficial.

Com o novo instrumento, o governo passa a bancar, até um determinado limite fixado antecipadamente, apenas a diferença entre as cotações de mercado e os preços das opções lançadas pelo setor privado para um determinado produto. Atualmente, o governo precisa imobilizar a totalidade dos recursos destinados aos contratos de opção, mesmo que não sejam exercidos, em função da Lei de Responsabilidade Fiscal. Isso restringe o volume de comercialização da safra em função da escassez de recursos.

Levantamento

A partir de segunda-feira (14), um grupo de 77 técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai visitar as principais regiões produtoras para colher dados da safra brasileira de grãos 2003/2004. Até o dia 19 serão percorridos 760 municípios, onde eles entrevistarão cerca de 2 mil pessoas – integrantes de cooperativas, de empresas de assistência técnica, agentes financeiros, fornecedores de insumos, agrônomos, sindicatos rurais e outras entidades do agronegócio.

O resultado do trabalho será divulgado no dia 1º de julho. A última avaliação da Conab, divulgada no dia 28 de abril, estimou a produção brasileira de grãos em 120,1 milhões de toneladas neste ano.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://reporternews.com.br/noticia/380773/visualizar/