Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 09 de Junho de 2004 às 12:09
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


Começam no dia 24.06 os cursos de qualificação para pedreiro, pintor, carpinteiro, eletricista, encanador e azulejista, executados pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), em parceria com Senai, Associação Comercial de Materiais de Construção, Sindicato das Indústrias de Construção, Sindicato das Indústrias da Construção Pesada, empresa Maxvinil Tintas e Vernizes e Secretaria de Estado de Infra-Estrutura. O termo de parceria para realização dos cursos foi assinado, na manhã desta terça-feira (08.06), no gabinete da secretária Terezinha Maggi.

São 120 vagas no total, sendo 20 para cada tipo de curso. O curso de pintor terá carga horária de 40 horas/aula, o de pedreiro 80h, o de carpinteiro 40h, o de eletricista 90h, o de encanador 40h e o de azulejista 60h.

As inscrições encerraram-se nesta terça-feira (08.06) e estavam sendo feitas nos postos do Sine de Cuiabá e de Várzea Grande. Os alunos receberão aulas práticas e teóricas. Também estão incluídas, na carga horária do curso, aulas sobre ética, cidadania, noções sobre direitos trabalhistas e previdência. Na seleção dos alunos foram priorizados os critérios como, por exemplo, estar desempregado, inclusos no cadastro do Sine, ter idade mínima de 18 anos e perfil adequado aos cursos.

Cada parceiro comprometeu-se a disponibilizar algo para execução dos cursos. A Maxvinil irá fornecer o instrutor, o espaço físico e o material para as aulas do curso de pintor. Também ficou acordado que os treinandos irão realizar a parte prática do curso fazendo a pintura da Casa da Mãe Joana, que atende a pessoas portadoras de Aids.

A Associação Comercial de Materiais de Construção fornecerá todo o material de consumo para execução dos cursos, o Sindicato das Indústrias de Construção disponibilizará o instrutor para as aulas de carpinteiro e telhadista, o Sindicato das Indústrias da Construção Pesada o instrutor para as aulas de instalador hidráulico, o Senai fornecerá instrutores, material didático, e espaço físico para aulas práticas para os cursos de pedreiro, azulejista e eletricista.

A Secretária de Infra-Estrutura (Sinfra) fará o acompanhamento e avaliação dos alunos. O secretário-adjunto de Habitação e Obras Públicas, Joaquim Curvo, afirmou que a Sinfra irá verificar a possibilidade dos alunos realizarem a parte prática dos cursos nas obras habitacionais executadas pelo Governo. "Temos que aguardar o início das construções para então elaborar um cronograma de aulas", destacou Curvo.

Para a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, a parceria firmada com os sindicatos do ramo da construção e as empresas do segmento possibilitará a qualificação de trabalhadores excluídos do mercado de trabalho. "Sozinha e com os parcos recursos que o Estado conta atualmente não é possível atender a toda demanda existentes na sociedade. Unidos o Governo e as instituições privadas somam forças e conseguem mais", frisou a secretária.

Terezinha Maggi também ressaltou a importância das empresas atuarem em parceria com o Governo de Mato Grosso. "Toda empresa sabe da importância de se investir no social, mas às vezes o empresário não sabe como fazer", disse.

A secretária destacou que o crescimento econômico no segmento da construção civil está estagnado, mas o Mato Grosso apresenta algumas peculiaridades em relação aos demais Estados do Brasil que justifica os investimentos no ramo. Terezinha Maggi apontou, por exemplo, o grande fluxo migratório do Estado, que obriga os municípios a ampliarem e investirem em obras de infra-estrutura, os investimentos do Governo de Mato Grosso na construção de habitações e estradas e a expansão econômica do Estado que está atraindo novas indústrias e demandando mão-de-obra qualificada na construção.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381239/visualizar/