Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 09 de Junho de 2004 às 12:07
Por: Franchesca Bogo

    Imprimir


Dezenas de mulheres estão sendo beneficiadas com exames médicos e odontológicos realizados pelo Hemomat e Instituto de Especialidades do Estado de Mato Grosso (IEMT), por meio do Termo de Cooperação técnica assinado entre a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) e a Secretaria de Saúde.

Em menos de dois meses, mais de 50 mulheres já receberam tratamento odontológico, 15 realizaram coletas de hemograma, 16 fizeram mamografia e 36 passaram, pelo exame papanicolau.

O termo foi assinado em março, em comemoração ao Dia da Mulher. “Acredito que este é o melhor presente para estas mulheres, pois a saúde é um bem precioso e a grande maioria das que serão beneficiadas não possuem condições de realizar o tipo de tratamento que será prestado pelo Hemomat e IEMT”, destacou a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi.

A Setec é a responsável de encaminhar ao Hemomat e ao IEMT a relação nominal das mulheres inscritas no programa e os institutos ficarão responsáveis por agendar as consultas e encaminhar o relatório das mulheres que foram atendidas.

O Hemomat disponibiliza o consultório odontológico com dois profissionais da área para realização das consultas e procedimentos odontológicos e também de dois técnicos de higiene dental.

O IEMT está disponibilizando um consultório com ginecologista para consulta e coleta do exame Papanicolau (prevenção ao câncer do colo do útero), garantindo exames e referências necessárias, conforme avaliação médica.

Inicialmente, estão sendo atendidas mulheres da Associação das Empregadas Domésticas de Cuiabá e Associação de Defesa dos Direitos do Trabalho e Desenvolvimento das Mulheres dos Bairros, Regiões e Municípios de Mato Grosso (ADDTD-MT).

Os encaminhamentos de mulheres, realizados pela Associação de Empregadas Domésticas, acontece regularmente. Já a ADDTD está passando por dificuldades financeiras e, portanto, não está conseguindo ajudar a beneficiar tantas mulheres quantas é possível através desta parceria.

Segundo a presidente da ADDTD, Marilene Guimarães, elas estão com o telefone, a água e a luz cortada por falta de pagamento, alem da falta de materiais de expediente para realizar com mais eficiência as ações que poderiam ser desenvolvidas.

A ADDTD é uma entidade civil presente em 60 municípios do estado, sem fins lucrativos, que tem a finalidade de facilitar a interação das mulheres com a sociedade, desenvolvendo o potencial intelectual, psicológico, físico e social.

A Associação se localiza na avenida Dom Bosco, 925, no centro de Cuiabá. Os interessados em mais informações podem entrar em contato pelo telefone (65) 622-0974 ou através do email adtdmt@terra.com.br.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381240/visualizar/