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Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 09 de Junho de 2004 às 11:34
Por: Rafaela Maximiano

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As empresas Citroën, Firestone do Brasil, Renaut, Nissan, Genral Motors e Suzuki do Brasil continuam prestando informações sobre o andamento das campanhas de recalls em curso. Isso é o que demonstram os relatórios encaminhados pelas empresas à Superintendência de Defesa do Consumidor de Mato Grosso (Procon-MT).

Dos veículos comercializados da Citroën, modelo C3, entre os meses de maio e dezembro do ano passado 79 estavam afetados. Até a data de 31 de maio deste ano 64 já foram trocados.

De acordo com o relatório da empresa fabricante de pneus Firestone do Brasil, dos 7.669 pneus comercializados 4.243 já foram atendidos – 79% de participação.

Já os veículos da Renault alcançaram a seguinte percentagem de troca: 60,16% para os modelos Scénic, 64,16% para o chamamento do modelo Frontier, e, 66,8% para os veículos das linhas Celta e Corsa Classic modelos 2004 da General Motors.“Essa atenção dada pelas empresas é uma determinação legal, para que seja feita não só a substituição gratuita da peça defeituosa, mas também o acompanhamento dessa troca pelo responsável”, explicou a superintendente do Procon, Vanessa Rosin.

Depois de lançada a campanha, cada empresa informa ao Ministério da Justiça, ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor e aos Procon’s, a cada 60 dias,por meio de um relatório- contendo quadros demonstrativos da quantidade de consumidores efetivamente atingidos pelo chamamento- as trocas já efetuadas, as peças já substituídas efetuadas no país.“Alguns dos direitos básicos dos consumidores, são o direito à informação e o direito à segurança.

Assim, quando um produto ou serviço for considerado defeituoso, de acordo com a lei de consumo brasileira, uma vez que o fornecedor verifique essa condição após sua colocação no mercado, este deverá imediatamente apresentar todas as informações cabíveis acerca dos problemas identificados”, lembrou Vanessa Rosin.




Fonte: Secom-MT

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