Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 09 de Junho de 2004 às 11:32

    Imprimir


Os Doutore Cidadãos visitam o Pronto Socorro de Cuiabá nesta quarta–feira (09.06), junto com 11 técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT), às 14 h. A visita faz parte do treinamento que os Doutores Cidadãos estão dando para os servidores da Ses para a implantação do Projeto Saúde Com Alegria no Estado.

A capacitação começou dia 7 e vai até dia 9 de junho, no Hotel Veneza. Este projeto é um convênio firmado entre a Ses e Organização da Sociedade Civil de Interesse Pública (Oscip) Canto Cidadão de São Paulo, mais conhecida como Doutores Cidadãos.

Ele vai ser implantado em Mato Grosso a partir de julho nos hospitais Geral, do Câncer, Universitário Julio Muller, e nos Prontos Socorros de Cuiabá e Várzea Grande. Posteriormente, será implantado também nos Hospitais Regionais de Sorriso, Cáceres, Rondonópolis e Colider. Além de outras unidades hospitalares credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com os responsáveis pelo projeto, Roberto Ravagnari, mas conhecido como Dr. Ispaguetti Saracura, e o Dr. Raviolli Bem-te-vi (Fellipe Mello) a idéia deste trabalho é formar os técnicos da saúde como “Amenizadores Hospitalares”, levando uma palavra de conforto e promovendo o exercício da cidadania.

“Sorrir é o melhor remédio. Por acreditar e apostar nisso, o nosso objetivo é levar aos funcionários, visitantes, acompanhantes e pacientes internados a possibilidade de receber doses dos mais ‘preciosos remédios’ do mundo: alegria, motivação e informação”, explicou Fellipe Mello.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Marcos Machado, o trabalho dos Doutores Cidadãos é quebrar a rigidez e a frieza dos ambientes hospitalares, dar um sopro de vida àqueles que lá se encontraram, buscando apenas uma coisa: viver. “É inevitável a emoção de ver uma criança, muitas vezes desenganada, abrir um vasto sorriso que ilumina todo o ambiente, e principalmente sua alma, com as brincadeiras dos Doutores Cidadãos”, destacou Marcos Machado. Mas não é só o riso que os Doutores Palhaços levam aos hospitais por onde passam, levam também um sentido de cooperação entre funcionários, além de que humanizam o ambiente. “Queremos mostrar as pessoas que por mais sério, grave e terminal que possa ser a doença, tudo pode ser enfrentando com disposição, alegria e bem estar”, completou Roberto Ravagnari. Para Fellipe Mello, o sorriso é fundamental no processo de recuperação dos pacientes, em função de proporcionar no organismo a produção de serotonina, responsável pela sensação de bem estar e a endorfina, que reforça o sistema imunológico.

“A alegria comprovadamente aumenta a resposta dos pacientes aos medicamentos. Uma pessoa feliz busca no fundo do seu ser algo que o motive a viver. Tão importante quanto o remédio são os momentos em que o paciente se esquece da dor e do medo”, ressaltou o coordenador do Doutores Cidadãos.

Os Doutores Cidadãos formam um grupo que reúne pessoas que visitam hospitais públicos e filantrópicos de forma voluntária. Estas pessoas dedicam pelo menos três horas semanais visitando unidades de saúde. Atualmente os Doutores Cidadãos desenvolvem suas atividades em 24 hospitais, com um grupo de 65 voluntários de São Paulo. São mais de quatro mil pacientes que recebem visitas mensalmente. O atendimento é gratuito.

A Ses vai investir na capacitação de mais servidores para que atuem como sensibilizadores em todo Estado. “Vamos implantar este projeto em todo Mato Grosso. E vamos também despertar a consciência de todos sobre a importância deste trabalho no sentido de acelerar a recuperação das pessoas que estão internadas nas unidades hospitalares”, finalizou Marcos Machado.




Comentários

Deixe seu Comentário