Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Quarta - 24 de Outubro de 2012 às 09:27

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra deverá atender mais de 8 mil pessoas com o “Outubro Rosa”, campanha que simboliza a luta contra o câncer de mama no município. A mobilização, que teve início no dia 1º deste mês, segue em todas as unidades de saúde de Tangará da Serra até 31 de outubro.

Segundo a coordenadora de Atenção Básica da SMS, Erislane Oliveira, até o momento foram atendidas mais de 5 mil pessoas com palestras, exames clínicos e encaminhamento para mamografia.

A campanha é realizada de segunda a sexta-feira em todas as unidades de saúde da família (USF’s) do município e também no Posto Central. Os demais setores da Secretaria de Saúde também aderiram e contam com peças e outros materiais da campanha em seus respectivos ambientes.

Assim que as unidades abrem para atendimento ao público - pela manhã, às 07h00, e à tarde, às 13h00 -, a equipe de profissionais da SMS oferece palestras e orientações sobre o auto-exame a todas as pessoas, de qualquer idade, que procuram atendimento. Conforme Erislane Oliveira, o auto-exame tem caráter preventivo e é fundamental para que o paciente saiba como proceder em caso de eventuais alterações nas mamas. “Se a pessoa detectar estas alterações, deve imediatamente procurar a unidade de saúde mais próxima”, disse a coordenadora.

EXAME - A campanha inclui também a realização de exames clínicos, toda quarta-feira, em todas as pessoas que comparecem às unidades de saúde neste dia da semana. Para o caso de mulheres acima de 40 anos que nunca fizeram o auto-exame ou que apresentam qualquer alteração constatada no exame clínico, é procedido o imediato encaminhamento para mamografia, na Unidade Mista de Saúde.    

EM HOMENS - Erislane explica que, embora as mulheres sejam mais propensas ao câncer de mama, há registros de casos também em homens. Segundo estudos médicos, a proporção é de um caso de câncer de mama em homem para cada 100 casos constatados em mulheres.

O principal sintoma do câncer de mama no homem é o aparecimento de nódulo indolor na região da auréola, (bico do peito), com coceira e irritação.

O maior motivo de detecção da doença em estágio avançado é o preconceito e a falta de conscientização sobre a importância da realização de exames de rotina. A demora no diagnóstico também dificulta o tratamento do câncer de mama em homens.

MOVIMENTO - O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

No Brasil, o movimento teve seu marco inicial em 02 de outubro de 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo-SP, quando foram comemorados os 70 Anos do encerramento da Revolução Constitucionalista de 1932.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/38127/visualizar/