Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 08 de Junho de 2004 às 10:00
Por: Simone Wesley

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Educação Superior, promove, entre os dias 07 e 09, a 1ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. A abertura do evento será às 19h30, na Escola de Saúde Pública.

Com o tema “Produzir e aplicar conhecimento na busca da universalidade e eqüidade, com qualidade da assistência à saúde da população”, mais de 250 pessoas vão definir uma política de tecnologia no sentido de fomentar o avanço do conhecimento científico no setor saúde.

De acordo com o secretario de Estado de Saúde, Marcos Machado, a Conferência tem objetivos importantes que serão definidos em conjunto com a sociedade. “Irá fornecer subsídios para a formulação da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, além de propor estratégias para que o Estado assuma seu papel de articulador, proporcionando também o controle social nesta área”, explicou.

Marcos Machado disse que as políticas voltadas para esta área também têm como finalidade a sustentação e fortalecimento do esforço nacional em ciência, tecnologia e inovação. “Temos que ter uma agenda de prioridades para pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos em saúde. Outro ponto que devemos lutar é para a superação das desigualdades regionais, o aprimoramento da capacidade regulatória do Estado, a difusão dos avanços científicos e tecnológicos e a formação e capacitação de recursos humanos” ressaltou.

O coordenador do evento, Luiz Fernando Rogério, destacou que também é objetivo do evento implementar as partes científica e tecnológica aplicadas à saúde, como, por exemplo, pesquisas em epidemiologia, serviços de saúde, clínica, demografia, ciências sociais, engenharias, ciências agrárias, entre outras.

Segundo o organizador da Conferência Estadual, no Brasil, como ocorre em vários países, o setor da saúde também representa o maior componente de toda a produção científica e tecnológica. Quanto à sua distribuição no território, a produção científica em saúde está mais concentrada na região sudeste. Quanto aos pesquisadores do setor, sua qualificação é no grau de doutor. Dos 10.938 doutores que atuam em diversas áreas de conhecimento relacionadas ao setor, 53,8% pertencem à área da saúde.

É necessário ainda, priorizar o investimento na produção de medicamentos, que atendam as doenças e problemas de saúde prevalentes, privilegiando a produção de caráter nacional. “Todas essas questão serão discutidas durante a Conferência Estadual”, completou Marcos Machado.

CONFERÊNCIA - Todas as propostas discutidas durante a Conferência Estadual serão encaminhas para a plenária da II Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, que acontece entre os dias 24 e 26 de julho, em Brasília. Esta Conferência Nacional é convocada pelos setores de saúde, ciência, tecnologia e de educação com o objetivo de aprofundar os mecanismos de cooperação e de coordenação intersetorial neste campo.

Cerca de 157 pessoas se inscreveram para participarem como delegados na 1ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Segundo o coordenador da Conferência, Luiz Fernando Rogério, isto representa uma participação efetiva da população. “Nós tínhamos apenas 100 vagas. Houve mais 57 inscritos, que vão agora entrar como suplementes dos seus segmentos específicos”, esclareceu o coordenador. Os 100 delegados eleitos representam 50% da sociedade organizada, sendo que os outros 50% são formado por trabalhadores, prestadores de serviço do Sistema Único de Saúde e Governo.

Outro detalhe que representa o interesse da comunidade na realização deste evento é que todas as faculdades da área de saúde se inscreveram para participar da Conferencia. Os delegados são compostos por membros dos movimentos populares, todas as entidades que compõem o Conselho Estadual de Saúde e também por superintendentes, coordenadores e gerentes da Secretária de Estado de Saúde. Além de membros da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat).




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381379/visualizar/