Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 08 de Junho de 2004 às 08:27
Por: Simone Wesley

    Imprimir


A Vacinação do Idoso contra a gripe atingiu a meta de 97% em todo Estado. Mato Grosso superou a meta de imunização que é de 70%, preconizada pelo Ministério da Saúde, conquistando o primeiro lugar entre os Estados da federação. A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) vacinou cerca de 152.710 mil idosos acima de 60 anos, no período de 14 a 30 de abril. Foram distribuídas mais de 148.175 doses de vacina.

Segundo a Coordenadora da Vigilância Sanitária, Beatriz Castro, a cobertura nos 14 Escritórios Regionais transcorreu normalmente. “Certos municípios, como por exemplo Altos da Boa Vista, vacinaram todos os idosos da região em apenas alguns dias após o lançamento da Campanha, superando, inclusive, a meta estabelecida”, explicou Beatriz Castro.

No ano 2003, a cobertura vacinal foi também de 97%, cuja média é considerada excelente. O MS, por exemplo, estabelece cobertura de 70%.

Segundo dados do Censo 2000, no Brasil, o índice de pessoas a partir de 60 anos é de 9.1% do total da população e em Mato Grosso esse percentual é de 5.7%. A meta do Ministério da Saúde é vacinar mais de 10,6 milhões de idosos contra o vírus causador da gripe em todo o Brasil. Ou seja, o objetivo é imunizar 70% dos mais de 15 milhões de brasileiros a partir de 60 anos que existem no país, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A vacinação do idoso é realizada no Brasil desde 1999. Desde o início das campanhas, o Ministério da Saúde estima que houve uma redução de 20 mil internações por ano de pessoas com mais de 60 anos decorrentes das complicações da gripe. A gripe também pode evoluir para doenças mais graves, como a pneumonia.

A vacinação contra a gripe previne e diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos. O vírus, Influenza tipo A, não deve ser confundido com resfriado. Enquanto o resfriado pode ser causado por diversos vírus, alergias respiratórias e tem sintomas mais amenos, a gripe é causada pelo vírus Influenza, apresentando sinais e sintomas mais graves. Os sintomas mais comuns são: febre elevada, tosse, dor de cabeça e fraqueza.

A vacina começa a fazer efeito após duas semanas. E quem ficar gripado após a imunização é porque já estava contaminado pelo vírus. Tanto homens como mulheres acima de 60 anos podem ser vacinados, mesmo os cardíacos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, com insuficiência renal ou hepática, portadores sintomáticos do vírus HIV.

O lançamento da Campanha Estadual de Vacinação do Idoso contra a gripe 2004 aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos, no bairro CPA III, no dia 14 de abril, em parceria com a Secretaria de Saúde de Cuiabá.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381399/visualizar/