Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 07 de Junho de 2004 às 14:24

    Imprimir


O número de doadores de sangue caiu no Estado de São Paulo após o início da Operação Vampiro. No hemocentro do Hospital São Paulo, na capital, as doações caíram 10% desde o início da operação. A queda agrava a situação dessa unidade, que já operava com 50% da necessidade.

Na Fundação Pró-Sangue, o maior hemocentro da América Latina - responsável por 53% do sangue necessário para a Grande São Paulo, 24% de todo o Estado e 14% do País - a queda já atinge 15%.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a queda nas doações já chega a 30%, como na região de Marília, no interior do Estado, desde o último dia 19 de maio, quando teve início a Operação Vampiro, que investiga o desvio de verbas na compra de medicamentos hemoderivados.

A médica hematologista da Fundação Pró-Sangue, Andréia Kondo, diz que é comum uma queda nas doações de sangue em época de frio, mas que, neste ano, a situação dos estoques está crítica. "O estoque ideal para a Fundação Pró-Sangue é que dê para suprir a demanda de cinco dias e o meu estoque hoje só garante o suprimento por dois dias. É preciso que as pessoas se conscientizem e voltem a doar", alertou.

Para Maria Angélica de Camargo Soares, chefe do setor de coleta do Banco de Sangue do Hospital São Paulo, é preciso deixar claro à população que a parte do sangue utilizada para a fabricação dos medicamentos hemoderivados, o plasma, é pouco aproveitada nas transfusões e, deixando de doar, falta sangue para salvar vidas por transfusão. O banco de sangue desse hospital, por exemplo, também abastece o Hospital do Rim e Hipertensão, a Maternidade Amparo Maternal e o Instituto de Oncologia Pediátrica.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381460/visualizar/