Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 07 de Junho de 2004 às 08:40
Por: Angela Fogaça

    Imprimir


O município de Lucas do Rio Verde, como um dos maiores produtores de soja, milho e algodão, também vai sentir a queda na arrecadação do ICMS, provocada por mudanças na lei estadual sobre abate de entradas e saídas de produtos e na distribuição do bolo do imposto. Segundo o secretário de Finanças, Jorge Andretta, Lucas deverá perder, a partir do segundo semestre, cerca de R$100 mil por mês. "Para o ano que vem, a previsão de queda é de R$200 mil por mês", explicou o secretário.

"Vai causar um abalo nos cofres municipais, porque é praticamente a metade do orçamento do ICMS, mas vamos fazer uma readequação ao orçamento vigente", disse ele. Andretta disse ao Só Notícias que o município não vai precisar cancelar obras previstas. "Sempre trabalhamos com sobra de caixa no orçamento, mas neste ano, vamos ter que trabalhar exatamente em cima do orçamento que foi aprovado. Ou seja, não vamos ter cortes consideráveis e nem ampliações de obras", informou.

A mudança do ICMS aconteceu depois da aprovação da medida do governo do Estado, que mudou o sistema de distribuição do ICMS (Imposto sobre Comercialização de Mercadorias e Serviços). Os municípios produtores que arrecadam uma quantia considerável, receberão um valor desproporcional.

Com a lei em vigor os grandes municípios do Estado ficarão com a maior parte dos recursos(algo próximo a 58%). Alguns municípios pequenos, cujo potencial não está na agricultura, serão beneficiados, mas como as atividades comerciais em tais locais são inexpressiva, esse benefício será irrisório.

Já 42% dos recursos terão que ser divididos entre todos os outros municípios, onde estão inclusos Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e muitos outros de fundamental importância para a economia do Estado, pois são campeões em produtividade e que mais contribuem com o seu desenvolvimento.




Fonte: Só Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381523/visualizar/