Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 05 de Junho de 2004 às 13:06

    Imprimir


Toda uma família de equipamentos e soluções para automação de leitura e de medidores remotos de energia elétrica e de gás deverá chegar ao mercado brasileiro em seis meses.

O sistema em desenvolvimento deve agilizar às concessionárias públicas a leitura e a medição do consumo residencial de luz e gás via aparelhos sem fio. O sistema wireless seria inclusive uma solução rápida para a leitura em grandes condomínios ou em casas fechadas e evitaria até que o agente tenha de enfrentar cães ferozes.

Segundo Aderbal Alves Borges, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Fitec (Fundação para Inovações Tecnológicas), estão em estudo soluções via rádio-freqüência e por PLC (Power Line Communication), que usa a rede elétrica.

Para desenvolver os produtos, a Fitec, que é um centro de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias sem fins lucrativos, com atuação nas áreas de telecomunicações, energia, automação e tecnologia da informação, firmou parceria com a empresa Senergy Sistemas de Medição, uma joint-venture da Nansen Instrumentos de Precisão e da Concert Technologies, que tem atuado no mercado de soluções de energia elétrica.

As duas devem investir cerca de 300 mil dólares no projeto.

Testes de campo

Segundo Borges, os testes de campo serão realizados num prazo entre quatro e seis meses. A previsão é que os equipamentos possam atender aos requisitos de redes e concessionárias de todo o Brasil. São elas que devem investir na implementação dos equipamentos e, por isso, a amortização dos custos precisa ter um prazo razoável.

A Fitec já mantém contatos com algumas das maiores do setor no país --Eletropaulo e Comgás estão entre elas. "As empresas já aprovaram os equipamentos segundo seus estudos de viabilidade econômica", afirma Borges.

A parceria da Fitec com a Senergy também deve analisar outras oportunidades futuras de incluir soluções integradas de leitura e medição remota para consumo de água.




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381607/visualizar/