Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 03 de Junho de 2004 às 17:40
Por: Alana Casanova

    Imprimir


Desde outubro do ano passado, o deputado Dilceu Dal`Bosco (PFL) vem discutindo a questão da educação pós-ensino médio para pessoas de baixa renda, e já apresentou um projeto de lei autorizando a criação de cursos pré-vestibulares para alunos da rede pública de ensino.
Dilceu explicou que além do projeto do cursinho comunitário, em seu mandato já vem realizando outros projetos na área da educação. “Nossa meta é fazer com que crianças e adolescentes consigam permanecer na escola até terminar o ensino fundamental, se possível, complementar também o ensino médio, e poder se preparar para a universidade” declarou Dal`Bosco.

O CEAC está sendo organizado pela Gerência de Promoção da Cidadania (GEPC), do gabinete parlamentar e em Cuiabá está sendo coordenado por Valdecir Calazans, e pelo Professor Leandro Fábio. Já em Sinop, o vereador Joel Baldo juntamente com o Professor José Carlos estão administrando as ações do projeto no município, que se denominou KAIZEN – e significa “para melhor mudança”.

O trabalho teve início neste ano, e já beneficiou aproximadamente 100 alunos. Atualmente conta com uma turma no IMAC, no Jardim Vitória Régia, que estão em preparação para o vestibular da UNEMAT. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, no período noturno, e oferece ainda aulas complementares aos domingos, além do ensino de informática profissionalizante.

As disciplinas básicas são: Biologia, Física, Geografia, História, Literatura, Matemática, Química, Português, Redação, além de auxiliar os alunos com programas de orientação vocacional.

O fundamento do projeto reside na parceria aluno/sociedade. Os estudantes pagam apenas R$50,00 por mês; a sociedade pode contribuir participando das ações do CEAC para captação de ajuda de custo administrativo. A Agência Adventista de Desenvolvimento de Recursos Existenciais (ADRA), cedeu o espaço e a estrutura física para realização das aulas e, tornou-se força aliada juntamente com o deputado e o vereador.

Ambos são os responsáveis pelo fornecimento de todo o material e, mais que isso, são os incentivadores deste projeto.

“O que as pessoas precisam é de oportunidades, e a área da educação merece especial atenção. A sociedade independente da classe social, precisa ter acesso à cultura, ao lazer, a saúde, a infra-estrutura adequada, enfim, este projeto vem ao encontro do anseio de muitas adolescentes que concluem o 2o grau e não conseguem ingressar na faculdade muitas vezes por falta de um cursinho preparatório, que existe, mas para muitas pessoas ainda custa caro”, declarou Dilceu.




Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381723/visualizar/