Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 01 de Junho de 2004 às 10:02
Por: Carlos Martins

    Imprimir


A expansão da agricultura em Brasnorte, principalmente com a cultura da soja, vai marcar um novo ciclo na economia local. No Município, a extração da madeira ainda se mantém como o pilar da economia (embora já apresente sinais de declínio) ao lado da pecuária de corte, agricultura, comércio e prestação de serviços. A pecuária, com cerca de 330 mil cabeças de gado espalhadas pelo pasto. A possibilidade de alternar a atividade madeireira ou pecuária com a agricultura abre amplas perspectivas para Brasnorte ingressar num novo ciclo de crescimento, com a chegada de novas empresas dispostas a investir no agronegócio.

Com a chegada do Linhão em 2003, e com a instalação de novas empresas, Brasnorte começou a se preparar para ingressar no lucrativo mercado da soja, cujo complexo (grãos, farelo e óleo) responde hoje por 14% das exportações do país. Grandes empresas já se instalaram entre Brasnorte e Campo Novo do Parecis, ao longo da MT-170, entre elas a Amaggi (de propriedade da família do governador Blairo Maggi), e grandes multinacionais, como a Cargill e a Bunge Alimentos.

Hoje, o perfil sócio-econômico revela que o Município planta 153 mil hectares de soja, 9 mil de algodão herbáceo, 15 mil de milho (primeira safra) e 25 mil hectares de milho (segunda safra). Algumas propriedades já iniciaram o cultivo de girassol, para a fabricação de óleo vegetal.

Para a prefeita Isolete Correa Rodrigues (PFL), Brasnorte aposta no setor do agronegócio como saída para o aumento da arrecadação municipal, bem como para resolver a questão do desemprego. Ela lembra que o setor contribui para isso na medida em que não só tem ajudado a desbravar regiões, como colabora para a criação de novos pólos de desenvolvimento no interior de Mato Grosso – de resto, do País. “Com vinda do asfalto, até o final da gestão do governador Blairo Maggi, definitivamente, Brasnorte será a bola da vez em matéria de investimentos”, diz a prefeita Isolete Rodrigues, apostando nas parcerias com o Governo do Estado e que, segundo ela, têm sido responsáveis pela velocidade que se imprimiu ao crescimento do Município a partir de 2003.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382113/visualizar/