Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 31 de Maio de 2004 às 14:56
Por: Carolina Quintella

    Imprimir


RIO - O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, afirmou hoje que a instituição já estuda as recomendações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a revisão dos mecanismos de controle das remessas de dinheiro feitas do exterior ao Brasil. Segundo ele, é preciso separar as medidas legais das que não envolvem mudanças na legislação cambial.

''O que envolve mudança não legal podemos fazer. O que demanda mudança na legislação cambial será estudado''.

Ele destacou que a diferença entre a estimativa do BID de US$ 5,4 bilhões ao ano em remessas que entram no país, e os cálculos do BC, de US$ 2,9 bilhões em 2003, estão sendo mais amplamente discutidas no momento devido à expressividade dos valores.

''Agora justifica mais atenção'', disse Meirelles.

Segundo ele, espera-se um crescimento no volume de dinheiro que entra no país mandado por brasileiros que vivem no exterior a seus familiares. Ainda não há propostas detalhadas de medidas para mudar o controle do envio desse dinheiro, mas logo isso será providenciado, segundo o presidente do BC.

Meirelles destacou a importância desses recursos para o país, como interesse nacional e investimento que pode estimular pequenos negócios.

Segundo ele, a formalização da remessa de recursos ao Brasil, por meio da participação maior do sistema financeiro, dará mais segurança aos cidadãos brasileiros envolvidos na operação e também possibilitará melhor uso do capital pelo país.

Por fim, Meirelles afirmou que o país ''está numa rota sólida e segura de crescimento sustentável'', com superávit primário importante e que dá segurança para o futuro do país.

"O Brasil tem sólidos fundamentos para seguir a trajetória de crescimento independente da volatilidade internacional'', disse Meirelles, lembrando a melhora do perfil da dívida pública e ainda que a dívida doméstica já esteve atrelada ao câmbio em 40% e hoje o vínculo é de 17%.

Meirelles participou da conferência internacional ''As remessas como instrumento do desenvolvimento do Brasil'', no Hotel Le Méridien.




Fonte: JB Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382164/visualizar/