Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 31 de Maio de 2004 às 14:07
Por: Mara Carnevale

    Imprimir


A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema) e a Ordem dos Advogados do Brasil/ MT (OAB) realizam a partir desta terça-feira (01.06), no Centro de Eventos do Pantanal, a Iª Semana do Meio Ambiente. O evento, que acontece até o próximo dia 5, tem o objetivo de mostrar as boas experiências da área ambiental que são realizadas no Estado.

A participação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) no evento acontecerá por meio de palestras das técnicas Artema Santana Almeida Lima e Luiza Helena Rodrigues. Elas abordarão respectivamente a Temática Ambiental nas Escolas Indígenas, e no Distrito de Mimoso.

As palestras serão realizadas após a abertura solene, que contará com a presença da governadora em exercício, Iraci Araújo Moreira, do secretário especial do Meio Ambiente e presidente da Fema, Moacir Pires de Miranda Filho, e o presidente da OAB/MT, Francisco Anis Faiad.

Artema, que é membro da equipe de Educação Indígena da Seduc, explicará sobre a Escola Indígena e o Manejo de Recursos Naturais. No ano passado, ela passou cinco meses no Parque Indígena do Xingu, trabalhando com os professores e alunos da Escola Indígena Estadual Central Diauarum.

Durante o período que passou no Xingu, Artema realizou um trabalho que vislumbra os recursos naturais na escola indígena, identificando os principais aspectos que estabeleçam conexão da prática com os conteúdos curriculares diferenciados das escolas indígenas. “Constatamos a necessidade de implantar um atendimento diferenciado para os povos indígenas que possibilitem encontrar caminhos para uma perspectiva sustentável”, disse Artema.

A Seduc mantém no parque quatro escolas estaduais Centrais Indígenas, que juntas empregam 55 professores e atendem 1.021 alunos no Ensino Fundamental. Hoje o Parque conta com 4.175 índios de 14 etnias, com distintas línguas culturais, distribuídos em mais de 50 localidades. Internamente essas comunidades são divididas em três regiões que apresentam grande diversidade.

A professora Luiza Helena Rodrigues, da equipe de Educação Ambiental da Seduc, falará sobre Educação Ambiental em Mimoso: O Pantanal e suas Dinâmicas Culturais e Naturais. Segundo ela o projeto nasceu em 1999, na E.E. Santa Claudina-Mimoso, com o intuito de preservar os recursos naturais da região, como prática sustentável da comunidade pantaneira.

“O objetivo principal do projeto é buscar o conhecimento da realidade pantaneira e implementar programas educacionais que possam garantir ações e transformações junto à comunidade”, afirmou Luiza. Ela acrescentou ainda, que este é um projeto contínuo, que vem crescendo com outras linhas de pesquisas, sendo que a sua principal função é a formação continuada dos professores.

Mimoso localiza-se a 120 Km de Cuiabá, no município de Santo Antônio de Leverger. O distrito é formado pelas comunidades de Mata Verde, Ximbuva, Porto São Bento e Barreiro Grande. Cerca de 1500 pessoas habitam o local e se dedicam, basicamente, à agricultura de subsistência e à pecuária, calcada no sistema de cria, recria, corte e leiteira.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382172/visualizar/