Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 29 de Maio de 2004 às 12:41

    Imprimir


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, citou hoje o heroísmo dos soldados americanos na Segunda Guerra Mundial, comparando-os aos militares mobilizados atualmente no Iraque e Afeganistão. "Quando foi necessário, uma geração inteira de americanos se lançou com entusiasmo a combater o mal e deu prova de uma das maiores qualidades de nossa nação e da humanidade", declarou Bush em seu pronunciamento radiofônico semanal.

"Graças a seu sacrifício, caíram os tiranos, foram derrotados o fascismo e o nazismo, e a liberdade venceu", disse o dirigente. Traçando um paralelo com a situação no Iraque, Bush disse que "hoje, a liberdade enfrenta novos inimigos, e uma nova geração de americanos avançou para derrotá-los". "Em lugares como Cabul e Kandahar (Afeganistão), Mossul e Bagdá (Iraque), vimos sua decência e bravura de espírito".

Segundo ele, graças a coragem dos soldados, os Estados Unidos se tornaram mais seguros. Na opinião do presidente, dois regimes de terror partiram para sempre, e mais de 50 milhões de almas vivem agora em liberdade. "Nossa missão continua, e seguirá até a vitória. Temos uma estratégia para derrotar nosso inimigo terrorista, e um plano para estabelecer uma liberdade duradoura no Iraque", assinalou Bush, que enfrenta dificuldades no país árabe para vencer uma rebelião, com cerca de 800 soldados americanos mortos desde março de 2003.

Washington tenta que o Conselho de Segurança da ONU adote um projeto de resolução - que divulga ao lado de Londres- que prevê a transferência da soberania a um governo provisório iraquiano em 30 de junho, até a realização de eleições até janeiro de 2005, e a manutenção de uma força multinacional.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382300/visualizar/