Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 28 de Maio de 2004 às 17:30

    Imprimir


REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE Prof. Abílio Camilo Fernandes Neto* O processo de globalização trouxe para o estado brasileiro uma nova ordem social, principalmente com a instalação de um modelo de sociedade extremamente competitiva, Uma das maiores dificuldades encontradas para entender essa nova realidade é a morosidade da ação governamental, seja no executivo, legislativo ou judiciário. Em algumas situações parece que o ambiente interno das organizações públicas nada tem a ver com o ambiente externo.

A globalização traz novas exigências para as atuais relações de trabalho, modificando o campo de atuação e os requisitos ligados ao perfil do funcionário público, influenciando a sua forma de atuar frente às constantes mudanças, até a sua adaptação ao novo “modus operandi” das organizações, visando a produtividade e qualidade. É necessário, portanto, que as organizações públicas estejam cada vez mais preparadas para essa nova realidade.

É absolutamente necessário neste século – considerado como o das grandes transformações sociais - que as organizações pretendam crescer, ocupar novos espaços e principalmente reduzir o seu nível de vulnerabilidade para poder obter resultados concretos que possibilitem uma melhoria na qualidade de vida das pessoas que vivem dentro do seu ambiente.

É neste cenário que a Assembléia Legislativa de Mato Grosso deve se inserir. Há que se estabelecer novos focos além de sobreviver, crescer e prosperar. Construir uma visão de futuro não é utopia, mas a certeza de que sonhos podem se tornar realidade.

Portanto, ter uma Assembléia com seus rituais internos de gestão, seus processos, suas competências, sua estrutura, enfim, toda a sua parte física e seus mecanismos de gestão ágeis e azeitados de forma a darem respostas rápidas às necessidades da sua clientela é o desafio e a razão da sua existência.

Com a modernização proposta, pela implementação de um Plano Estratégico, a Assembléia Legislativa estará ainda mais preparada para contribuir com a sociedade mato-grossense, representando os seus interesses, legislando em sua defesa, fiscalizando os atos do poder executivo explorando as oportunidades do ambiente externo e as forças internas, usando suas habilidades, seus recursos humanos e materiais, promovendo a cidadania na busca da melhoria da qualidade de vida.

A Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, na perspectiva de ser reconhecida como uma instituição moderna, dinâmica, eficiente, eficaz e referência na representação dos anseios da sociedade, está implantando um Sistema de Gestão, cuja função específica é a de atingir metas (resultados desejados) que satisfaçam as necessidades da sociedade mato-grossense.

O tripé liderança, conhecimento técnico e gerencial é fator de sucesso na implantação das mudanças que se espera na Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Investiremos tudo que for necessário para que as nossas lideranças possam ocupar o lugar que merecem e que as mensagens que eles levem continuem a ter a credibilidade necessária para provocar as transformações desejadas.

Através da Escola do Legislativo fortificaremos os conhecimentos técnico e gerencial dos nossos servidores para que serviços com maior qualidade possam ser oferecidos à nossa população. Gerenciar é atingir resultados.

Além da capacidade para gerenciar a complexidade, a variabilidade, a incerteza, a transitoriedade, mobilizar o potencial humano, a internalização do conhecimento, a capacidade de negociação e a ética pública, o novo gerente público deve ter a compreensão do contexto sócio-político e cultural da sociedade para vencer os desafios e apresentar os resultados de interesse da maioria e não de grupos ou de indivíduos.

Inserido neste contexto, a Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso tem a preocupação constante de tornar seus membros aptos a gerar oportunidades de revitalização da instituição, voltadas para a permanente busca de resultados consentâneos com as exigências da sociedade.

Olhar para dentro de uma organização, principalmente se esta é pública, não é uma tarefa fácil, pois geralmente existem resistências no sentido de se mostrar o lado real das questões que envolvem a administração e o gerenciamento das atividades.

Mudanças não são feitas por decreto. É necessário investir nas pessoas, pois são elas que movem as pedras do caminho para se alcançar o objetivo e as que fazem a base e colocam os tijolos para a construção do novo edifício.

Ao se estabelecer estratégias para as mudanças a Assembléia Legislativa se propõe a fortalecer o seu poder e influência; a ter uma bússola que forneça o rumo e a direção com segurança; ter um foco, concentrar os esforços nos pontos realmente significativos; promover a coerência; explicar o porquê das ações, fornecendo argumentos plausíveis; evitar ambigüidades e contradições nas atividades desenvolvidas.

Ao elaborar o seu Plano Estratégico a Assembléia Legislativa define a sua identidade, tendo como área de atuação a “Representação da Sociedade, sua missão: “Legislar em defesa da sociedade, fiscalizar os atos do Poder Executivo, otimizar as forças internas e envolver a população na busca de soluções para as demandas sociais”, sua visão de futuro definida como: “ Ser uma instituição reconhecidamente moderna, dinâmica, eficiente, eficaz, e referência na representação dos anseios da sociedade” e como valores fundamentais para a transformação desejada: “Compromisso; Disciplina, Ética, Lealdade, Responsabilidade; Qualidade”.

Para que as mudanças possam de fato se 0transformar em realidade, definimos como o desafio maior a seguinte meta de longo prazo: “Atingir nível de satisfação da sociedade, em relação aos serviços prestados, em 85%, até dezembro de 2006”.

As 18 (dezoito) estratégias para vencer o desafio da meta estabelecida demonstram a nossa crença na capacidade, qualidades e competências não só dos gerentes, mas principalmente dos servidores e deputados que atuam nesta casa legislativa.

Representar a Sociedade não é apenas o nosso negócio, é também o nosso compromisso.

* Gerente do Plano Estratégico da Assembléia Legislativa de Mato Grosso




Fonte: Se cretaria de imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382390/visualizar/