Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 28 de Maio de 2004 às 17:14
Por: José Luiz Laranja

    Imprimir


Com o objetivo de expandir a rede telefônica no interior do Estado através de convênios e reuniões com representantes da Brasil Telecom, o deputado Dilceu Dal’Bosco (PFL) recebeu em seu gabinete o vereador do município de Querência (950 km de Cuiabá), José Antônio Santini (PMDB), e o vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso, Heitor Geraldo Reyes. Eles reivindicam uma rede de telefonia maior para o município.

Após reunião com diretores da Brasil Telecom o deputado recebeu resposta positiva da empresa que, no máximo em 60 dias terá a rede instalada. Dilceu explicou ainda que em épocas anteriores a empresa tentou resolver o problema, no entanto, os testes foram feitos pela rede via satélite e não tiveram êxito. Atualmente, porém, a empresa estará transferindo uma torre de Juína para Querência e a tecnologia será via rádio digital.

As reivindicações de Querência fazem parte do rol de programação de viagens que o deputado fez na última semana por vários municípios da região norte. Dilceu esteve reunido com o diretor de Relações Institucionais da Brasil Telecom, José Sampaio de Medeiros, para defender reivindicações de vários municípios da região Norte do Estado. Os municípios de Itaúba, Santa Carmem, Feliz Natal, Sinop e Itanhangá solicitam instalações de mais aparelhos de telefonia e também mais agilidade na prestação do serviço.

Para o município de Sinop dois telefones-público foram reivindicados; em Itaúba uma linha 190 foi solicitada para a PM atender as emergências; as reclamações dos técnicos da Brasil Telecom de cada região também levaram o diretor José Sampaio a tomar providências.

De acordo com a Brasil Telecom a empresa está investindo em tecnologia de satélite e substitui o atual sistema de rádio digital para fibra ótica, que possibilitará aproximadamente 40 mil ligações simultâneas feitas por apenas uma fibra. Já está em andamento a obra que vai do Posto Gil até Sinop onde a empresa está trocando as atuais instalações pelo sistema de sinal de luz que atingirá até o município de Alta Floresta.

A ampliação da capacidade de transmissão desafoga o excesso de ligações em um mesmo ponto e, além disso, com a implantação da linha ADSL, um sistema que permite muito mais agilidade e qualidade, não só o telefone, mas a rede de internet também está sendo melhorada.

“Até final do ano mais oito localidades irão receber a rede de telefonia, e para o ano que vem a Brasil Telecom já tem mais de 100 instalações previstas em suas metas, em julho teremos os dados exatos de quantas linhas serão disponibilizadas para todo o estado”, declarou Medeiros.

Um dos objetivos da empresa é fazer com que outros serviços e projetos sejam desenvolvidos para reativar a telefonia rural celular e que isso aconteça na mesma proporção que o telefone móvel vá chegando aos municípios.

“É a universalização da comunicação para que mais pessoas e em diferentes lugares, estejam elas distantes ou não dos grandes centros, possam ter o mesmo acesso e qualidade nos serviços”, ponderou Dilceu.




Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382396/visualizar/