Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 28 de Maio de 2004 às 15:37

    Imprimir


Na próxima segunda-feira, 31 de maio, Dia Mundial de Combate ao Fumo, a Cemat promove uma campanha interna para alertar e conscientizar seus profissionais e prestadores de serviços sobre os perigos do tabagismo. A ação vai contar com visitas aos departamentos, apresentação de vídeos, distribuição de panfletos explicativos e jornais especializados sobre o assunto, além de um painel que será montado na entrada do prédio João Dias, sede da Empresa, em Cuiabá. "Nossa intenção é que todos lutem contra o hábito de fumar, não enfrentando o fumante, mas sim dando subsídios e apoio para que ele possa superar o vício de forma menos sofrida", explica a assistente social da Empresa, Maria de Lourdes Neves.

Longe da fumaça está o coordenador de Arrecadação da Superintendência da Cemat em Barra do Garças, Clóvis Alberto Matielo, que guarda em sua memória o dia em que apagou seu último cigarro: 2 de junho de 1991. Ele fumou durante 25 anos e diz que a tarefa mais difícil da vida foi a de deixar o cigarro. A copeira da Limpuja, Jesuíta Vieira Marques, fumou durante 16 anos e foi obrigada a deixar o cigarro em março, depois de uma pneumonia alérgica. "Aprendi a fumar quando era menina, quando ia acender o cigarro de palha de minha mãe no fogão de lenha", diz ela.

Após 17 anos fumando, o técnico em eletricidade, Ernestino Tomás de Aquino, da Superintendência da Cemat em Rondonópolis, garante que é preciso muita atitude e decisão para vencer este vício. "Hoje, depois de vencida esta batalha contra a nicotina e em prol da minha saúde, apoio quem quer parar, conto minha história para motivar e não gosto nem um pouco de quem fuma ao meu lado. É como se eu nunca tivesse fumado", destacou.

Nas demais Superintendências da Cemat - em Cáceres, Rondonópolis, Tangará da Serra, Metropolitana e Sinop - também será realizada a ação de combate ao tabagismo.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382414/visualizar/