Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 28 de Maio de 2004 às 11:12
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Com o propósito de discutir as políticas e ações que contemplem as mulheres no Estado de Mato Grosso foi aberta na noite desta quinta-feira (27.05), em Cuiabá, a “1ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres”. O evento contou com a presença da governadora em exercício, Iraci França, da representante da Secretaria Especial de Política para Mulheres da Presidência da República, Marilise Fernandes, além de representantes de diversos segmentos femininos, parlamentares, prefeita e secretários de Estado.

A conferência faz parte da programação nacional e articulação do Governo Federal que instituiu 2004 como “Ano Nacional da Mulher” e estimulou governos estaduais e municipais a se engajarem na discussão das questões envolvendo as diferenças de gênero e raça. A conferência será realizada até o dia 29.05, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Na abertura do evento, a secretária de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, e presidente de honra da conferência, gravou uma mensagem falando dos trabalhos implementados pelo órgão na busca por ações que contemplem as carências enfrentadas pelas mulheres no Estado. “A Setec vem implementando trabalhos que contemplem as mulheres nas zonas rural e urbana, como também as indígenas, afro-descendentes e portadoras de necessidades especiais”, frisou a secretária.

Durante a conferência serão eleitas as representantes do Estado para a Conferência Nacional que será realizada no mês de julho, em Brasília.

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e coordenadora da conferência, Vera Lúcia Bertolini, destacou a importância do evento na discussão dos rumos da situação vivida pelas mulheres no Estado.”Essa conferência é um marco de mudança no nosso cotidiano a na condução da política para as mulheres. A instituição do Ano da Mulher também foi de extrema importância para que o Conselho Estadual se fortalecesse”, ressaltou Vera.

“É mais do o momento de discutirmos e assumir o poder igualmente”, destacou a deputada Vera Araújo, que na ocasião representou o Poder Legislativo e atualmente a única mulher na Assembléia Legislativa.

Para a representante da Secretaria Nacional de Política para as Mulheres, Marilise Fernandes, a conferência dará oportunidade para que questões específicas do Estado sejam debatidas no evento nacional, além de ser um espaço oportuno para modificar a realidade entre os gêneros.”É a oportunidade de discutir a exclusão social, dialogar e fazer com que os gestores públicos saibam das proposições retratando a diversidade da situação das mulheres”, afirmou Marilise.

“É a oportunidade de compreender a necessidade de construir igualitariamente os espaços e ampliar o acesso a políticas públicas”, ressaltou a governadora em exercício, Iraci França,falando ainda sobre a presença feminina em setores estratégicos do Governo do Estado.”A existência das mulheres na esfera estadual representa a valorização da capacidade profissional e pessoal, além de promover o respeito e dignidade às profissionais que estão em secretarias, autarquias e demais órgãos”, finalizou Iraci.

Participaram da abertura do encontro a superintendente dos conselhos estaduais da Setec, Regina Célia de Assis; sub-procuradora geral do Estado, Maria Rosa Magalhães; defensor geral do Estado, Fábio Guimarães; secretário de Estado de Comunicação Social, Geraldo Gonçalves; representante da Ordem dos Advogados do Brasil-seccional MT, Rosarinha Bastos; prefeita de Colniza, Nelci Capitani, além de representantes de conselhos municipais do Interior.

A abertura do evento foi feita com a apresentação teatral de um grupo da terceira idade, que encenou peça retratando as desigualdades sociais. Paralelo à conferência está sendo realizada uma feira de artesanato confeccionado por mulheres de diversos bairros de Cuiabá, da aldeia Umutina, em Barra do Bugres e de reeducandas do presídio feminino do Pascoal Ramos.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382459/visualizar/