Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 28 de Maio de 2004 às 08:55

    Imprimir


Além da maior incidência da doença, o estudo sugere que, na maior parte dos casos, a doença somente é detectada em um estágio avançado - justamente porque câncer de mama é mais comum em mulheres do que em homens.

Os pesquisadores, escrevendo na revista científica Cancer, afirmam que os "homens parecem desconhecer os riscos de desenvolverem a doença".

Especialistas na Grã-Bretanha dizem que, apesar de raro, o câncer de mama masculino não deve ser ignorado.

Dados

Os cientistas americanos avaliaram dados sobre incidência e morte por câncer, coletados pelo Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos entre 1973 e 1998.

Eles descobriram que, nos últimos 20 anos, a incidência de tumores de mama no sexo masculino cresceu de 0.86 para 1.08 em cada cem mil homens.

Os pesquisadores examinaram 2.524 casos de câncer de mama entre homens e 380.856 casos entre mulheres, diagnosticados durante este período.

Uma das constatações é que os homens foram diagnosticados mais tarde do que as mulheres: aos 67 anos contra 62 anos.

Os homens também estavam mais propensos a apresentar um estágio mais avançado da doença, com mais casos de metástase, quando o tumor atinge outras regiões do corpo como os nódulos linfáticos.

"É irônico pensar que, na verdade, é muito mais fácil detectar tumores em mamas masculinas (pelo menor tamanho delas). Mas a doença vem sendo descoberta em estágios mais avançados nos homens. É algo ao qual eles precisam estar alertas", diz Sharon Giordano, autora principal da pesquisa.

Segundo os cientistas, uma das causas da não detecção da doença é que os homens confundem câncer com uma condição benigna chama ginecomastia - ou crescimento do tecido ao redor da mama.

"A ginecomastia afeta mais adolescentes, mas pode se prolongar ao longo da vida", diz Giordano.

O estudo, no entanto, não percebeu diferenças no índice de mortalidade entre homens e mulheres.

"Agora que estamos entendo melhor a biologia do câncer de mama masculino, mais estudos serão necessários para determinar, por exemplo, o tratamento e a prevenção ideal para os homens", completa a médica.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382485/visualizar/