Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 27 de Maio de 2004 às 19:20

    Imprimir


A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China impulsionou o intercâmbio entre os sistemas cooperativistas dos dois países. Os líderes chineses decidiram enviar um grupo de empresários e representantes de cooperativas para fechar negócios no Brasil e estreitar as relações com as cooperativas brasileiras. Pelo menos 20 representantes das oito maiores cooperativas importadoras e exportadoras daquele país participarão da 1ª Feira Internacional de Cooperativas, Fornecedores e Serviços (Fenacoop), que acontecerá em São Paulo de 4 a 7 de agosto.

Em 2003, a China comprou um total de R$ 156 milhões em produtos de cooperativas brasileiras, segundo dados da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). A expectativa é de que esse número cresça. "O interesse maior será pelos produtos agropecuários brasileiros, como soja, açúcar, café, carne. Caberá aos produtores cooperativistas brasileiros aproveitar esse momento em que o governo brasileiro está investindo na aproximação com a China", avalia Viviane Ferreira, gerente internacional de vendas da Fenacoop. Em contrapartida, os chineses vêem o Brasil também como um potencial comprador, para produtos como fertilizantes e chá.

Viviane visitou, na China, a International Cooperative Trade Fair, em Pequim, em abril. "Foi o primeiro passo para a aproximação com as cooperativas de lá. Vislumbramos grandes negócios, que envolvem desde própolis até frutos do mar e laticínios", diz a gerente. Para atender melhor aos negociantes estrangeiros, Viviane passou a recomendar aos participantes brasileiros da Fenacoop que façam cartões comerciais e panfletos com versão em chinês, já que boa parte deles não fala inglês. "É importante também conquistar a confiança dos chineses no que diz respeito ao cumprimento de prazos de entrega e know-how em exportação e importação", completa.

A missão chinesa ficará no Brasil por mais quatro ou cinco dias após Fenacoop, para visitar cooperativas brasileiras.




Fonte: Agrojornal

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382524/visualizar/