Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 27 de Maio de 2004 às 17:29
Por: Isabel Murray

    Imprimir


"O primeiro ano de uma nova etapa de crescimento está acontecendo neste momento. Estamos vivendo agora o quarto trimestre de retomada de crescimento, embora isto nem sempre seja tão visível", afirmou o ministro, que acompanha a delegação presidencial na visita oficial à China.

O ministro fez suas afirmações antes da divulgação, também nesta quinta-feira, do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) no primeiro trimestre.

O PIB cresceu 1,6%, em relação ao trimestre anterior, e 2,7%, em relação ao mesmo período do ano passado.

Os números ficaram acima do que era previsto por boa parte dos analistas de mercado.

Bons números

Palocci já havia afirmado que o Brasil poderia superar os índices previstos de crescimento.

No entanto, ele também havia dito que o dado desta quinta-feira não é o mais importante.

"O mais importante não é isso, se vai crescer 3,5 ou 4%. É o que fazemos para garantir que no próximo ano e nos próximos anos, podemos continuar a crescer com taxas cada vez maiores."

O ministro da Fazenda também defendeu que a política econômica brasileira vem seguindo o caminho certo.

Segundo Palocci, os sinais de crescimento econômico são indicativos "daquilo que a gente vem falando, que o Brasil no ano passado dedicou a sua estrutura macro-econômica para ordenar seus indicadores e equilibrar sua economia".

"Nós tivemos um aumento da atividade industrial de 5,8% no trimestre e estamos vendo reagir os números do emprego e os números de venda no comércio varejista."

Juros dos EUA

Em outra entrevista, durante uma participação no Fórum do Banco Mundial para Estratégias de Financiamento de Redução à Pobreza, Palocci negou que um possível aumento dos juros da economia dos Estados Unidos não irão afetar o Brasil.

"Não, porque o crescimento da economia americana será importante para nossa balança comercial", afirmou o ministro.

Depois das reuniões na China, o ministro embarcou para o Japão, onde irá se encontrar com o ministro das Finanças do Japão, com investidores locais e presidentes de bancos privados e de empresas japonesas.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382536/visualizar/