Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 27 de Maio de 2004 às 17:17

    Imprimir


A Polícia Militar de Nova Mutum realizou na manhã de hoje, junto a sede do destacamento, um ato solene para a apresentação dos sete novos policiais que acabaram de chegar para reforçar o efetivo local, que agora conta com 18 membros, número este considerado suficiente para atender a demanda de ocorrências da cidade e da zona rural, e por vez dar maior sensação de segurança aos aproximadamente 20 mil habitantes do município.

A vinda de mais policiais para Nova Mutum é graças à solicitação da comunidade e da prefeitura municipal à Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso. O efetivo disponível até então não era suficiente para atender com prontidão todas as solicitações e ainda efetuar o trabalho preventivo, razões pelas quais a PM constantemente era alvo de críticas e reclamações.

Apesar dos novos policiais já estarem trabalhando há alguns dias, o comando da PM no município resolveu apresenta-los oficialmente à sociedade, e reuniu representantes do Poder Público Municipal, da Câmara de Vereadores, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, sindicatos, associações, clubes de serviço, agências bancárias e a Imprensa local, para comunicar os trabalhos realizados nos últimos meses e de que forma a PM vai agir a partir de agora.

O comandante da PM de Nova Mutum, Sargento Bento Lima, informou que um trabalho que já está sendo feito e que antes era dificultado devido ao efetivo reduzido, é a realização de blitz relâmpago com mais freqüência na cidade. A medida, segundo o Sargento, organiza o trânsito, prevenindo a ocorrência de acidentes. “Além disso, a presença dos policiais nas ruas também ajuda a inibir a ação dos bandidos, proporcionando mais segurança aos munícipes”, comentou Lima.

O prefeito de Nova Mutum, Adriano Xavier Pivetta, presente ao ato de apresentação, lembrou que apesar do efetivo ter aumentado, a PM ainda tem carência de veículos e equipamentos para trabalhar. A maior necessidade da PM agora gira em torno de veículos, já que é preciso uma nova viatura e duas motos para fazer a ronda escolar. Adriano disse que já vem trabalhando em busca de recursos para suprir essa deficiência de materiais.

Apesar de ser uma cidade relativamente tranqüila, Nova Mutum vem crescendo de forma bastante acelerada, razão pela qual era preciso aumentar o efetivo da segurança pública. Entre os meses de janeiro e maio deste ano foram registradas e atendidas 153 ocorrências, ou seja, uma média de 30 chamados mensais. Para o atendimento dispõe-se de uma viatura Mitsubishi L200.

Mas o trabalho da Polícia Militar vai bem mais além do que atender ocorrências. A sua atuação é denominada ostensiva, o que significa estar presente nas ruas para evitar o registro de acontecimentos negativos, a exemplo de roubos, furtos, acidentes, entre outros. A PM também realiza blitz de trânsito, serviço de orientação, dá segurança em eventos, além de prestar auxílio a destacamentos de municípios vizinhos no caso de uma operação de maior abrangência.

O aumento do efetivo também vai atender as necessidades do trânsito urbano. Quando a regulamentação que está sendo promovida pela Prefeitura Municipal estiver concluída, é a Polícia Militar, através de convênio, que realizará a fiscalização nas ruas, orientando os motoristas e, quando necessário, aplicando as multas.




Fonte: Só Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382540/visualizar/