Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 27 de Maio de 2004 às 16:55

    Imprimir


A decisão de permitir que atletas transexuais disputem as Olimpíadas levantou críticas entre alguns grupos improváveis.

Um dos mais famosos transexuais do esporte, Renee Richards nasceu Richard Raskind e jogou tênis amador como homem. Depois de mudar de sexo, ela recebeu permissão para jogar como mulher, após uma decisão judicial em 1997.

Mas apesar de seu próprio sucesso, a tenista e médica criticou a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) tomada na semana passada.

"É irônico que todos tentem tanto manter um nível de disputa, de tacos modificados ao doping, e agora o COI apareça com uma decisão que desafia a integridade de uma maneira similar", disse Richards ao New York Times.

"A cirurgia de mudança de sexo tem como base colocar materiais dentro de seu corpo", disse ela.

Mas o COI insiste que há maneiras de impedir que um atleta consiga benefícios com a mudança de sexo.

As regras estipulam que todos os atletas transexuais tenham que ter passado pela cirurgia apropriada e que o tratamento de hormônio tenha acabado pelo menos dois anos antes da competição.

"Nossa decisão não será injusta com ninguém", disse o diretor médico do COI, Patrick Schamasch.

"Antes não havia regras e qualquer um podia competir, transexual ou não-transexual. Agora temos regras claras para proteger as mulheres", disse ele.

Mass muscular

Os homens têm naturalmente níveis mais altos de testosterona, assim como uma maior capacidade cardíaca e pulmonar. Os médicos dizem que os níveis de testosterona e de massa muscular caem após o tratamento hormonal e a cirurgia de mudança de sexo - um processo exaustivo que pode inviabilizar um retorno tranquilo ao esporte.

A Sociedade de Educação e Pesquisa da Identidade Sexual (Gires), da Grã-Bretanha, comemorou a decisão do COI e disse que isso não vai ter nenhum impacto significante nos resultados das competições.

"Já há mulheres de todas as formas e tamanhos competindo, sem complicações. Você sempre vai ver uma mulher muito alta jogando com uma baixa em Wimbledon", disse Terry Reed, do Gires, afirmando que apenas uma pequena minoria de atletas é transexual.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382546/visualizar/