Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 22 de Outubro de 2012 às 13:51

    Imprimir


Que os revestimentos dão um toque diferente aos ambientes, principalmente os de parede, todos já sabem. O que poucos talvez conheçam são as peculiaridades dos efeitos que eles podem produzir, não só no contexto visual. Muitas aplicações são funcionais, já que o material passa a ter, literalmente, um papel na composição do ambiente. Esta foi uma das ferramentas utilizadas pelos 94 arquitetos, paisagistas e designers que participam da Casa Cor Mato Grosso 2012.

No último sábado (20), a Casa Cor Mato Grosso 2012 recebeu visita das arquitetas de Mato Grosso do Sul, Jussara e Déborah Nazareth, mãe e filha, respectivamente. Ambas, que participaram da edição passada da Casa Cor em Mato Grosso do Sul, elogiaram a postura criativa dos profissionais. “Percebemos a valorização da arte e da cultura, além do contraste de materiais, que é empregado com harmonia”, destacou Déborah. Já a arquiteta Jussara Nazareth frisou que o efeito dos revestimentos e as peças de designers reconhecidos nacionalmente também colaboram para o sucesso da mostra.

Segundo o coordenador da mostra, Vagner Giglio, por meio do revestimento, o profissional tem um leque de opções para trabalhar. “Seja papel de parede, hidráulico, ou revestimento de piso, o importante é que a aplicação corresponda à proposta do ambiente e atenda o olhar criativo do profissional”. Um exemplo da aplicação funcional do revestimento é o Home Theater, do arquiteto Roberto de Paula Gomes, que mistura tecnologia e estilo retrô. No teto, ele utilizou papel emborrachado com gramatura espessa, que promove isolamento acústico.

Som e imagem - Nas paredes, o profissional também optou por um revestimento tipo suedi, que é um couro ecológico e possui textura parecida com a camurça. “Além do efeito visual, essas escolhas atendem à proposta do ambiente, que envidencia som e imagem, explica o arquiteto”. Destaque também para o papel de parede atrás da tela de projeção 3D, que retrata o público de um show cujos detalhes, com a iluminação do ambiente, passam a impressão de terem sido pintados a mão.

Outro efeito diferenciado do papel de parede foi aplicado no Quarto do Casal, desenvolvido pelas arquitetas Lucia Galvão e Jennifer Figueiredo. O material escolhido foi a lasca de concha que produz efeito da madrepérola ou escama de peixe. As profissionais também aplicaram, numa das paredes laterais à cama, um papel de palha com detalhe dourado. “São opções que casam com os tons do ambiente, mas se destacam pelos efeitos produzidos”, ressalta Jennifer Figueiredo.

Cimentício e porcelanato - Também é escolha acertada dos profissionais da Casa Cor MT o cimentício 3D, uma espécie de cimento branco. No ambiente Relax, por exemplo, assinado pelo arquiteto Roberto Zandona, o material foi aplicado em formatos de pétala, que formam flores na parede próxima à banheira. O profissional aplicou ainda o papel de parede da linha “linho”, que imita tecido de mesmo nome. O cimentício também pode ser visto na Sala de Banho do Casal, feito pela arquiteta Susana Vilela, em formato quadrado. A arquiteta aplicou ainda, na parede próxima à entrada do ambiente, um porcelanato que imita papel de parede xadrez.

Já no espaço Rogério Ceni, além do papel em tom dourado, a arquiteta Mariana Ravazzi optou pelo MDF em alto brilho, aplicado como um grande painel para abrigar a TV. O arquiteto Ivã Guimarães também explorou o revestimento de forma inusitada na Sala de Estudo. Os grafites do artista Thiago Sinohara dão personalidade ao espaço. Desenvolvido pela arquiteta Marcela Colin, o Quarto do Bebê possui papel de parede em tom sóbrio, que transmite tranquilidade. Mas a utilização do revestimento de PVC no piso é o que chama a atenção. “É um material antibacteriano e antirruído, justamente para proteger o bebê e não atrapalhar seu sono”, ressalta a arquiteta.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/38257/visualizar/