Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 27 de Maio de 2004 às 09:15
Por: Suzi Bonfim

    Imprimir


Nesta sexta-feira (28/05), os representantes da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que participaram da Conferência Mundial sobre Agropecuária, em São Paulo, no início desta semana, estarão em Rondonópolis (210 km de Cuiabá) para conhecer alguns exemplos do agronegócio da região. Rondonópolis é única cidade do Centro-Oeste incluída no roteiro da OCDE, além dos cinco municípios do interior paulista onde a organização, a partir desta quarta-feira (26/05), visita pomares de citrus, plantações de algodão, industrias de máquinas agrícolas e usinas de processamento de álcool e açúcar. A OCDE é o fórum das 29 economias mais industrializadas do mundo e escolheu o Brasil para realizar a sua primeira conferência no hemisfério sul deste a sua criação, há 44 anos.

O agronegócio mato-grossense é um dos principais responsáveis pelo desempenho do setor no Brasil e Rondonópolis concentra parte do que há de melhor na produção agropecuária do mundo. A programação dos representantes da organização internacional no município tem início às 8h30, no aeroporto da cidade, onde serão recepcionados por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pelo delegado federal da Agricultura em Mato Grosso (DFA/MT), Paulo Bilégo, pelo secretário adjunto de Gestão e Agronegócios, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Farid Tenório dos Santos, pelo prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz e pelo presidente da Fundação Mato Grosso, Hugo Carvalho, entre outras autoridades.

Do aeroporto, o grupo segue para a fazenda Girassol, de propriedade do empresário Gilberto Goelner, em Pedra Preta, onde visita lavouras de algodão e a estrutura de qualidade que a empresa aos seus funcionários. O almoço será realizado no Novotel, em Rondonópolis e, em seguida, os representantes da OCDE irão conhecer o Distrito Industrial do município e o Jardim Ana Carla, construído com recursos do setor agrícola arrecadados por meio do Fundo Estadual para o Transporte e Habitação (Fethab). Eles visitam também a sede das empresas do Grupo Amaggi, e, na seqüência participam de uma série de palestras na Fundação MT que serão proferidas por técnicos da Instituição, pelo secretário estadual de Infra-estrutura,.Luiz Antônio Pagot e pelo prefeito Percival Muniz.

ROTEIRO PAULISTA – No interior do Estado de São Paulo, a OCDE está nesta quarta-feira (26/05), conhecendo áreas de produção do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), em Araraquara, visita uma indústria de equipamentos agrícolas no município de Matão, e a Usina São Martinho, produtora de cana-de-açúcar, em Padrópolis.

Na quinta-feira (27/05), os representantes da organização visitarão uma indústria de laticínios e áreas de produção de grãos e de algodão da Cooperativa dos Agricultores da Região.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382596/visualizar/