Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 26 de Maio de 2004 às 12:58
Por: Aluizio de Azevedo

    Imprimir


A secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, e o presidente da Fundação Mato-grossense de Meio Ambiente (Fema), Moacir Pires, realizaram na terça-feira (25.05), a primeira reunião para a formação do Programa Mato-grossense de Educação Ambiental (Promea).

A formulação do programa, que foi um pedido do governador Blairo Maggi, terá como base o Programa Nacional de Educação Ambiental (Pronea). Elaborado pelos Ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente (MMA), o Pronea será apresentado em Cuiabá nos próximos dias 16 e 17 de junho, com a realização do ”Fórum para discussão do enraizamento da Educação Ambiental nos Estados”.

Segundo a secretária Ana Carla, uma das deliberações da reunião foi para que o Estado e a sociedade civil organizada, em parceria, formulem o Promea. Para tanto, várias Secretarias de Estado, Fundações, Universidades e entidades não-governamentais, serão convidadas para participar de oficinas, que se realizarão nos próximos dias 15 e 16 junho na Escola Diva Hugueney, no bairro Aroeira em Cuiabá.

“Existe uma imensa vontade do governador em implantar o programa de Educação Ambiental, e nós queremos estabelecê-lo o mais rápido possível, para ser apresentado durante a reunião do fórum”, revela a secretária. Ela acrescentou ainda que a equipe da Fema juntamente com a consultora Michele Satto ficaram responsáveis para a convocação das entidades que participarão da reunião de elaboração do Promea.

O presidente da Fema, Moacir Pires ressaltou que, recentemente, a Fema elaborou uma política de Educação Ambiental que foi aprovada pelo governador Blairo Maggi e pela Assembléia Legislativa. “Estamos criando uma cartilha com o be-a-bá da Educação Ambiental que será enviada para os agricultores assentados”, salienta.

Para a consultora do MMA em Mato Grosso, Michele Satto, a intenção é a formulação de um programa com a participação de todos os segmentos envolvidos. “Queremos ser democráticos. A intenção dos dois ministérios é o fortalecimento dos municípios educadores, enraizando a efetivamente a educação ambiental”, destaca.

Além da secretária Ana Carla Muniz e do presidente da Fema Moacir Pires, também participaram da reunião, o secretário adjunto de Políticas Educacionais da Seduc, Antonio Carlos Maximo e a consultora do MMA em Mato Grosso, Michele Sato, membros do Grupo de Educação Ambiental da Seduc (Gea) e técnicos da assessoria de educação ambiental da Fema.

PROJETO PREÁ – De acordo com Ana Carla Muniz,a Secretaria de Educação vem desenvolvendo um trabalho inovador nesta área, com a implantação do projeto de Educação Ambiental (Preá), integrante do Programa Escola Atrativa de planejamento estratégico.

“Vamos capacitar os professores da rede estadual, para que eles desenvolvam o tema de forma transversal em todas as disciplinas. Para isso, ofereceremos apostilas, livros, e material informativo que servirão de base para o ensino”, conclui a secretária.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382685/visualizar/