Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 26 de Maio de 2004 às 10:18

    Imprimir


Pelo menos 22 pessoas podem ter morrido após serem mordidas por morcegos com raiva no Pará, informaram cientistas na terça-feira após identificarem uma segunda área de incidência do problema.

Amiraldo Ribeiro, diretor do centro de pesquisas epidêmicas do Pará, disse que 17 mortes por raiva já foram confirmadas em pessoas que foram mordidas por morcegos. Em outros cinco casos, os sintomas indicavam raiva, mas os supostos portadores foram enterrados sem que fosse feita uma autópsia em seus cadáveres.

Quinze das mortes confirmadas ocorreram na distante região de Portel, próxima ao arquipélago de Marajó, duas outras, incluindo a última no dia 19 de maio, na região de Viseu, cerca de 450 quilômetros a leste.

Ribeiro disse que epidemiologistas do Estado descobriram 1.130 pessoas que foram mordidas por morcegos nos últimos 12 meses em Viseu e outras 600 em Portel.

Representantes do Ministério da Saúde chegaram ao Pará na segunda-feira para ajudar no estudo da epidemia.

A raiva tem um período de incubação de um ano, no qual a vacina tem que ser aplicada. Caso contrário, a doença leva à morte em 100% dos casos.

Todas as vítimas das mordidas receberam a vacina e outros tratamentos antirábicos. Pinheiro disse que agora a situação está sob controle e que foi iniciada uma campanha de conscientização entre a população.

"As mortes entre o gado e os animais de estimação mostrarão se os morcegos seguem atacando, mas esperamos que não haja mais mortes entre os humanos", disse.

O desmatamento é uma das prováveis razões para os ataques dos morcegos contra humanos, já que pode ter mudado o padrão de migração dos animais.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382713/visualizar/