Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 25 de Maio de 2004 às 10:57

    Imprimir


A taxa média de juros cobrada pelos bancos nos empréstimos para pessoas físicas e jurídicas recuou em abril, depois de um leve repique em março.

De acordo com dados divulgados pelo Banco Central nesta terça-feira, o juro médio no mês passado foi de 44,7% ao ano, frente aos 45,3% em março.

No caso das pessoas físicas, a taxa média atingiu em abril o menor valor da série histórica, de 63,3% ao ano.

O spread bancário - diferença entre o custo de captação dos bancos e a taxa cobrada do tomador final - caiu de 29,5% para 29%. Para a pessoa física, o spread em abril ficou em 47,9%, ante 48,6% no mês anterior.

O governo brasileiro tem buscado formas de reduzir o spread bancário no País - um dos mais altos do mundo. Recentemente, técnicos brasileiros discutiram a questão com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que tem experiências bem sucedidas neste front em outros países.

Em nota, o BC acrescentou que o volume de crédito concedido pelo sistema financeiro cresceu em abril, com destaque para as carteiras referenciadas em moeda estrangeira, como as operações de adiantamento sobre contrato de câmbio (ACC).

Em abril, o estoque das operações de crédito com recursos livres - que não incluem recursos como os do Banco Nacional de Desenvovimento Econômico e Social (BNDES) - alcançou R$ 240 bilhões, uma alta de 3,1%.




Fonte: Reuters Investor

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382837/visualizar/