Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 25 de Maio de 2004 às 09:36

    Imprimir


Com a afirmação de que o Partido dos Trabalhadores não é mais o mesmo do passado. Mas, que melhorou muito, o secretário de políticas de desenvolvimento sustentável do Ministério do Meio Ambiente, ex-deputado Gilney Viana (PT) disse que mesmo assim, o sonho do PT permanece. Essa foi uma das abordagens feitas durante o programa Entrevista Coletiva, da TV Assembléia, canal 36, exibido excepcionalmente, na tarde desta segunda-feira (24). Viana afirmou também que o processo de Reforma é necessário. No entanto, o Brasil precisa avançar muito além da “Agenda Reformista” de Fernando Henrique Cardoso e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.



“O governo Lula é refém do quadro econômico internacional”, ressaltou, ao se referir aos arrolamentos das dívidas interna e externa, que atingem as cifras dos trilhões e, em sua maioria, são pagas em dólares. Do ponto de vista de Gilney Viana seria difícil governar de maneira diferente da política adotada por Lula. “O perfil deste governo se refere às circunstâncias”, explicou.

O petista disse também que nenhum governo ou movimentos tem é capaz de tirar o Brasil da estagnação, em curto prazo. E, que o processo de reeleição é o resultado da política adotada por Fernando Henrique e que, hoje, todos almejam. Viana explicou que Lula governo seguindo duas estratégias. Na primeira, com ajuste fiscal e na segunda, avança na esfera social. Segundo ele, cerca de quatro milhões de famílias estão inseridas nos programas sociais. “E, isto representa forte impacto social. São estratégias menos audaciosas. Contudo, mais seguras”, acrescentou.

Mercado Internacional Para Gilney Viana o Brasil ocupa lugar de destaque no cenário internacional e segue o mesmo perfil de Fernando Henrique Cardoso. “É gratificante saber que o nosso governo está se posicionando. E que o Brasil ocupa espaço privilegiado no mercado internacional”, salientou, ao destacar o processo da Área de Livre Comercio das Américas (ALCA) e do Mercosul.

Governo Estadual Durante o programa, o secretário mencionou que Blairo Maggi (PPS) fez muita coisa por Mato Grosso que, segundo ele, Dante de Oliveira não fez. Porém fez uma ressalva: “de maneira inviasada”, disse, ao afirmar que Maggi é o governador da soja e tem uma visão publica voltada para interesses próprios. “Só investe em estradas e ainda diz que isso é social”, disse Viana.

Também foram abordados os programas de desenvolvimento sustentável que estão sendo aplicados em todo o Brasil, em especial Mato Grosso. Sobre o Pró-ambiente, programa específico de gestão ambiental e sobre a pavimentação da BR 163, que de acordo com o secretário, o governo Lula assegurou a conclusão da obra. “Somos contrários ao asfaltamento. Mas, o programa da BR 163 Sustentável é necessário para evitarmos possíveis desastres ecológicos. Por isso, vamos compactuar com esta causa”, explicou.




Fonte: Da Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382848/visualizar/