Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 24 de Maio de 2004 às 16:55
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vai realizar no período de 24 a 28, na Escola de Saúde Pública, o II Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial.

O curso tem o objetivo de capacitar os profissionais da área de saúde, desenvolvendo suas habilidades técnico-assistenciais para a realização de trabalho em equipe e serviços de atenção psicossocial nos Centro de Atenção Psicossocial ,CAPS) e nos ambulatórios.

A organização do curso pretende dividi-lo em 08 módulos, numa seqüência de disciplinas obrigatórias que perfazem a carga horária total de 360 horas. O primeiro módulo os organizadores esperam atingir em média 30 profissionais.

As disciplinas que serão trabalhadas nesse curso são: a assistência à saúde mental no Brasil; epidemiologia em serviços de atenção psicossocial; psicopatologia; família: aspectos históricos conceituais e a atenção psicossocial; reforma psiquiátrica e cidadania em Mato Grosso; entre outros.

A Rede de atenção em saúde mental no Estado é constituída de 21 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e dois hospitais dia (HD) e 3 hospitais psiquiátricos. Possui também em 110 Municípios o Programa de Saúde Mental, realizando atendimento ambulatorial, visando ampliar o modelo assistencial com trabalho integrado entre as equipes do PSF e PACS.

Com objetivo de concretizar a política de saúde mental, a Ses realiza constantemente capacitações nos municípios, visando implantar serviços especializados e ambulatoriais, bem como propiciar condições de trabalho articulado nos níveis primário, secundário e terciário, com base na comunidade.

A Secretaria de Estado de Saúde vem desenvolvendo esses cursos de especialização devido à precariedade de formação especializada em saúde mental. Essa prática técnico-assistencial psicossocial requer uma formação especializada dos profissionais envolvidos.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382915/visualizar/