Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 22 de Maio de 2004 às 19:41

    Imprimir


PEQUIM, China - Dois acordos na área agrícola estão em negociação durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China. O primeiro trata da troca de informações na área de barreiras sanitárias.

Brasil e China querem eliminar os entraves que prejudiquem, por exemplo, a entrada da carne brasileira na China. ''Esperamos assinar esse documento na segunda-feira, criando boa possibilidade de abertura de mercado chinês para o Brasil'', disse o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Outra negociação que partiu do ministro é a criação de uma comissão de estudos para avaliar setores em que o Brasil poderia suprir a China futuramente, com uma provável queda na produção agrícola local.

Estudos feitos na China dizem que 350 milhões de chineses deixarão a área rural para a área urbana nos próximos 20 anos, causando demanda por água nas cidades em detrimento da irrigação e a expectativa é de redução forte da produção agrícola.

''A idéia é atrair capital chinês para investimento em infra-estrutura de estradas, ferrovias e portos - eventualmente até um porto no Pacífico. Tudo isso seria pago com exportação de alimentos'', disse Rodrigues. Embora o governo chinês já tenha concordado com a proposta, ainda não se sabe se o acordo será firmado já nessa viagem.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383064/visualizar/